Dia da Água: Vereador Paulinho apresenta projeto de lei sobre o reuso da água da chuva
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Água (22/03), o vereador Paulinho da Silva (PCdoB), apresentou na Câmara Municipal de Chapecó, projeto de lei que trata do reuso da água da chuva em edifícios e prédios públicos da cidade. O reuso proposto
Publicado 22/03/2007 15:06 | Editado 04/03/2020 17:14
Hoje o Brasil detém 20% de toda a água doce superficial da terra. A maior parte da água disponível para uso (80%) está localizada na região Amazônica e os 20% restantes se distribui desigualmente pelo país, para atender a 95% da população segundo dados da UNICAMP(1997). Segundo Pauilinho, surge a necessidade de se encontrar meios para que a água seja usada apenas para os fins “nobres”, isto é, principalmente para banho e para beber.
Para o vereador, o projeto tem reflexos em escala, tanto econômicas como ecológicas. “Com o reuso das águas vamos regulamentar o uso de um recurso atualmente desperdiçado, e passaremos a utilizar da água tratada apena para fins nobres. Também, vamos evitar futuros alagamento, a exemplo os enfrentados pela população de São Paulo, ou seja, a medida que as águas pluviais são armazenadas e, aquelas não utilizadas, liberadas gradativamente no solo, vamos evitar imprevistos e ao mesmo tempo contribuir para reposição dos lençóis freáticos”, conclui.
De Chapecó
Jefesron Jonas Ávila