Chico Lopes cobra retorno da SUDENE e pressa no projeto São Francisco
Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, na manhã desta terça-feira, 17/4, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) destacou a necessidade de recriação da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE e cobrou celeridade nas obra
Publicado 17/04/2007 16:51 | Editado 04/03/2020 16:37
Relembrando a trajetória da SUDENE e sua importância ao longo de mais de 50 anos de história brasileira, Lopes pediu a retomada das atividades do órgão.“O Presidente Lula, no primeiro ano do seu Governo, assinou a recriação da SUDENE para levar às diversas regiões do Nordeste os ideais tanto de Juscelino Kubitscheck quanto de Celso Furtado. De lá para cá, puseram um peso de uma tonelada em cima dessa idéia, e não se consegue de maneira nenhuma fazê-la sair do papel”, declarou Chico Lopes, citando que, com a criação do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, a Frente Parlamentar do Nordeste criou uma comissão formada por um representante de cada Estado para visitar o Ministro do Planejamento, a fim de discutir o retorno da SUDENE. Chico Lopes é o parlamentar que representa o Ceará na comissão.
“Sabemos o quanto a SUDENE é necessária, ao lado do Banco do Nordeste, que tem nova administração. O Presidente Lula, ao invés de fechar o BNB, tirou os corruptos de lá, afastou aquelas pessoas que não tinham compromisso com o banco, e nomeou um carioca, mas considerado cearense, Roberto Smith, que deu nova dimensão ao Banco do Nordeste”, comparou Lopes. “Nessa mesma linha de raciocínio, queremos também que a volta da SUDENE, porque é um mal muito grande sua ausência no Nordeste.
Projeto São Francisco
Como outra forma de contribuir para o desenvolvimento da região Nordeste, Chico Lopes defendeu celeridade nas obras do Projeto São Francisco. “A transposição de bacias, a Transnordestina e a criação da SUDENE são uma necessidade. Para que tudo isso saia do papel o quanto antes, é necessária nossa mobilização e de toda a sociedade brasileira”, complementou Lopes.
De Fortaleza, Dalwton Moura