Comissão da Amazônia discute licenciamento das usinas do rio Madeira
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional aprovou por unanimidade, ontem (26/04) pela manhã, em reunião ordinária, a realização de audiência pública para debater, junto
Publicado 26/04/2007 19:59 | Editado 04/03/2020 16:13
A iniciativa foi da presidente da Comissão, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A audiência pública será realizada no dia 03 de maio, próxima quinta-feira, em parceria com as Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Minas e Energia.
A deputada Vanessa Grazziotin lembra que geração de energia e suas implicações ambientais são assuntos extremamente debatidos na Câmara. Mas ressalta que essa questão, especificamente, merece atenção especial da Casa.
“São as maiores obras de aumento de oferta de energia para a região Norte integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Sabemos que há uma parecer técnico do Ibama contrário a obra e que o Ministério de Minas e Energia também solicitou estudo de especialistas do exterior para fazer análise. O que nos faz entender que há uma divergência concreta. Por isso, queremos ser informados, não pela mídia, mas pelos órgãos competentes do que está realmente acontecendo com relação a esses licenciamentos”, justifica a presidente da Comissão.
Grazziotin deixa claro que é importante que as obras sejam feitas e que comecem assim que possível, “respeitando, é claro, todos os critérios ambientais ”, enfatiza. As obras são descritas no PAC como estratégicas para o Brasil ampliar a oferta de energia a partir de 2012.
De Brasília,
Bety Rita Ramos