Distrital Leste realiza Fórum de Lideranças Comunitárias
No dia 8 de junho, será realizado o Fórum de Lideranças Comunitárias e de Políticas Públicas da Zona Leste, com o objetivo de discutir os problemas do local entre a comunidade e o poder público. O secretári
Publicado 31/05/2007 19:57 | Editado 04/03/2020 16:13
Para Clécio Araújo, membro da direção executiva do Fórum, a prioridade atual é a articulação das lideranças em conjunto com a população para conquistar políticas públicas básicas, a exemplo de maior atenção para a educação básica e segurança pública. “O maior dos problemas é a discriminação”, ressalta ele, em razão da Zona habitacional ser fruto de um processo de expansão de bairros que nasceram como invasões.
A construção do fórum já esteve encaminhada com a realização de uma série de conferências no mês de maio para debater problemas recorrentes da Zona Leste, relacionados ao serviço água encanada, atuação dos conselhos tutelares e da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da situação educação pública e da violência.
De acordo com Francisco Pinheiro, membro do Fórum e militante do PCdoB no Distrital Leste, a participação popular em eventos como esse ainda está aquém. “O poder público não se preocupa em trabalhar o desenvolvimento humano e a população sempre esteve acostumada ao assistencialismo. Precisamos reverter essa situação”, declara.
A Zona Leste, como localidade mais populosa de Manaus, também é a maior zona eleitoral, cerca de 600 mil pessoas exercem o direito de escolher os representantes do poder público. O Fórum de Políticas Públicas da Zona Leste foi criado em 2003.
De Manaus,
Cinthia Guimarães