Estação Ecológica de Anavilhanas será transformada em Parque Nacional

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR), presidida pela deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), aprovou na reunião ordinária do dia 30 de maio, parecer favorável do d

A Estação Ecológica de Anavilhanas abriga o maior arquipélago fluvial do mundo com cerca de 400 ilhas. Situa-se no Rio Negro, próximo ao Parque Nacional do Jaú, e abrange os municípios de Manaus e Novo Airão com uma área de 350.018 hectares.


 


Anavilhanas está somente a cem quilômetros da cidade de Manaus e por ela transitam embarcações que ligam a capital do Estado aos demais centros urbanos e povoados ao longo do Rio Negro. Além disso, as ilhas são destino de ecoturismo.


 


O arquipélago, inclusive integra o Pólo de Ecoturismo do Amazonas, previsto no Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (PROECOTUR) do Ministério do Meio Ambiente. “Diante dessa realidade, não há dúvidas de que a categoria de Parque Nacional convém melhor a Anavilhanas, uma vez que esta categoria tem como objetivo a preservação de ecossistemas, mas concomitantemente com atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação e de turismo ecológico”, explica Marcelo Serafim.


 


Atingindo o status de Parque Nacional, Anavilhanas poderá receber tratamento e investimentos adequados principalmente no que tange à conservação da biodiversidade local, pois passarão a estar coerentes seu status legal e a prática de sua utilização.


 


De Brasília,


Diovana Miziara