Encontro de dirigentes do PCdoB discute projeto eleitoral 2008 para Salvador
O 1º Encontro Municipal de Dirigentes do PCdoB em Salvador, realizado neste sábado (16/6), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, contou com a participação de aproximadamente 100 integrantes dos Comitês Municipal, distritais, secretariados dos
Publicado 16/06/2007 17:00 | Editado 04/03/2020 16:21
Na apresentação sobre as diretrizes do PCdoB na Bahia, o secretário estadual de organização, Davidson Magalhães, fez uma atualização da avaliação de conjuntura, destacando que, especialmente em Salvador, as condições são bem favoráveis à atuação do partido. “Aqui participamos de uma espécie de tríplice corôa: estamos nos governos municipal, estadual e federal”, enfatizou Magalhães, concluindo que “é importante e temos a necessidade de avançar neste contexto atual para uma participação institucional mais ousada”.
Ele anunciou ainda que o Comitê Estadual estuda a possibilidade de lançar candidatos a prefeito em 40 municípios baianos.
Em seguida, foi a vez do presidente municipal do PCdoB, Geraldo Galindo, apresentar o planejamento para Salvador e as medidas iniciais que estão sendo adotadas no sentido de construir as condições objetivas para que o partido na capital baiana se adapte à nova conjuntura e dê conseqüência aos encaminhamentos definidos em âmbito nacional.
Destacou que a construção de uma candidatura própria para a Prefeitura de Salvador, bem como de uma chapa com densidade eleitoral composta por 61 candidatos a vereador, 20 dos quais mulheres, não é uma tarefa fácil. “O salto de qualidade que precisamos dar vai exigir muito dos quadros e dos militantes partidários”.
Galindo anunciou a convocação da Conferencia Municipal para o dia 22 de Setembro de 2007 e conclamou a todos para que desde já iniciem o processo de discussão nos distritais e organismos de base.
Foi apresentada também uma intervenção especial do secretário municipal de comunicação, Emanoel Souza, sobre a participação do partido nas comemorações do 2 de Julho, a data cívica mais importante do Estado. O PCdoB vai construir uma grande ala no cortejo que desfila do bairro da Lapinha ao Campo Grande. A meta é colocar duas mil pessoas com camisas do partido, 50 bandeiras, além de estandartes e uma banda de música. “Será o pontapé inicial para construir uma candidatura comunista ao Palácio Tomé de Souza, para valer”, afirmou o dirigente.
As diversas intervenções dos presentes saudaram com entusiasmo a perspectiva de construção de uma candidatura do PCdoB para a prefeitura e enfatizaram a necessidade de unidade do partido na construção de um projeto político tão audacioso.
Durante a reunião, o secretariado do CM distribuiu um estudo inicial com 48 áreas de atuação do partido com possibilidade de apresentar candidatos a vereadores. Este estudo será debatido pelos distritais e OBs no sentido de acrescentar novas áreas e preparar quadros e condições objetivas para enfrentar a tarefa.
De Salvador,
Emanoel Souza e Inamara Mélo