Suplente de Roriz pode tomar posse nesta terça-feira
O suplente do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), Gim Argello (PTB-DF), estuda tomar posse nesta terça-feira no Senado Federal. Segundo agências, Argello já encaminhou à Mesa Diretora do Senado os documentos necessários para sua posse.
Publicado 16/07/2007 19:13 | Editado 04/03/2020 16:42
A demora de Argello em tomar posse foi provocada pelas denúncias de que o suplente estaria envolvido com irregularidades descobertas pela Polícia Civil na Operação Aquarela. Desde que Roriz renunciou ao mandato, há 12 dias, Argello não apareceu publicamente para se explicar sobre as denúncias e chegou a cancelar entrevista coletiva quando falaria sobre as acusações.
A estratégia do suplente era aguardar o início do recesso parlamentar, com o Congresso esvaziado, para sair do foco das denúncias. Argello também é acusado de desvios da ordem de R$ 1,7 milhão na Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de responder a denúncias de que teria recebido propina.
Para o presidente do PCdoB/DF, Apolinário Rebelo, “a posse no apagar das luzes do semestre, fugindo do contato com a imprensa, a opinião pública e com os senadores é praticamente uma confissão de culpa”.
Segundo Rebelo, “pelo menos, com a posse, o Conselho de Ética do Senado poderá investigar a fundo as denúncias contra Argello”.
Gustavo Alves
De Brasília
Com Agências