Abaixo assinado contra altos preços para acesso à internet

A campanha do deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) contra os preços abusivos do velox na Bahia, com o lema “Navegar é preciso, pagar caro não é preciso”, é um sucesso. Até o dia 12/7 mais de 10 mil pessoas haviam participado do abaixo-assinado digital n

Em média, três assinam o documento on line por minuto. Se continuar nesse ritmo, a expectativa é que, na próxima semana, mais de 20 mil tenham aderido à luta.


 


O parlamentar quer que a Oi, que recentemente comprou a Telemar, detentora do serviço de acesso à internet, pratique os mesmo preços e ofereça a mesma qualidade de conexão em todo o país. Enquanto no Rio de Janeiro e em Minas Gerais o internauta paga R$ 34,90 pela velocidade de 2MB, os baianos são obrigados a desembolsar R$ 159,90 por apenas 1MB. No Sudeste, a empresa ainda oferece acessos de 2, 4 e 8 MB, indisponíveis na Bahia, que navega lenta.
Por meio de projeto de lei, Álvaro quer mobilizar também a Assembléia Legislativa. “Vou me empenhar ao máximo pela aprovação do projeto”, diz.


 


Outra iniciativa é uma ação judicial coletiva, ingressada através do IAPAZ (Instituto de Estudo e Ação Pela Paz com Justiça Social), entidade que preside. A ação está na 1º Vara de Defesa do Consumidor de Salvador, que tem como juíza Dr. Marielza Brandão Franco.


 


Para Álvaro, a ação tem todos os argumentos plausíveis para obter sucesso. “A Oi não tem justificativa para trabalhar com preços diferenciados, pois utiliza a mesma estrutura física para transmitir tanto dados de internet quanto de telefonia, o que garante despesas operacionais iguais. Enquanto os preços do serviço telefônico são quase idênticos em todo país, os do velox são completamente distintos”, explica Álvaro, que agradece a adesão maciça ao abaixo-assinado


 


Fonte: Assessoria de Comunicação de Álvaro Gomes