Seminário discutirá o papel da mulher na política nacional
A União Brasileira de Mulheres – UBM, secção estadual, fará do próximo dia 28 de julho um dia de debates para ampliar a compreensão teórica de suas militantes e demais interessados, sobre questões político-econômicas da conjuntura atual do país e a partic
Publicado 18/07/2007 17:16 | Editado 04/03/2020 16:54
O evento que acontecerá no Círculo Operário, em João Pessoa, está previsto para começar às 8:30 e deve durar até as 16h.
Para os atos de abertura e encerramento foram programadas apresentações do Grupo de Teatro e do Grupo de Dança da Rede Cultural da Mulher. O projeto funciona desde janeiro de 2007, através de convênio com o Ministério da Cultura, e trabalha na perspectiva de conscientizar às mulheres sobre seu papel na sociedade e sobre o contexto social do trabalho, através de aulas e oficinas artístico-culturais.
Logo após um bloco de informes sobre o Congresso Nacional da UBM, que acontecerá em novembro próximo, haverá a primeira intervenção oficial do Seminário que tratará do tema “A Origem da Opressão da Mulher e a Corrente Emancipacionista”. Após reuniões de grupos de trabalho e plenárias — sistemática utilizada em todas as intervenções do dia — acontecerá a segunda palestra que versará sobre como elevar o protagonismo das mulheres.
No turno da tarde as temáticas se voltarão para o cenário nacional. Serão discutidos “A reforma política e a participação política da mulher” e o “PAC – Programa de Aceleração do Crescimento”. A proposta do encontro é relacionar todas essas questões e os seus desdobramentos à vida da população, sobretudo das mulheres, uma vez que essas ainda são o pólo central da família brasileira.
A responsável pelas palestras será a ex-presidente e diretora da União Brasileira de Mulheres, Liége Rocha. Com larga atuação na discussão, elaboração e implementação de políticas públicas para mulheres, Maria Liège Santos Rocha já atuou, entre outros, na Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada a Presidência da República, e atualmente é Secretária Nacional para a Questão da Emancipação da Mulher do Partido Comunista do Brasil – PCdoB.
O evento é gratuito e está aberto à população em geral. Mais informações podem ser obtidas na União Brasileira de Mulheres – Paraíba, Rua Senador João Lira nº 697 – sala 101, Circulo Operário – Jaguaribe; ou através do fone 8843 – 4025 com Cristina, secretária da UBM-PB.
De Campina Grande
Ana Cristina Santos