FMI “vai errar de novo” o PIB brasileiro, diz ministro
Otimista em relação a um maior desempenho da economia brasileira, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, criticou nesta quinta-feira (26) as previsões feitas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). “Vai errar de novo” , disse o ministro, sobre a pr
Publicado 26/07/2007 12:59
Em previsões revisadas ontem, o FMI manteve a expectativa de 4,4% para a variação real do PIB do Brasil, apesar de elevar de 4,9% para 5,2%, a aposta no crescimento da economia global. O órgão multilateral também não alterou a projeção de expansão de 4,2% para a economia brasileira em 2008. O Fundo perdeu autoridade e prestígio nos últimos anos, desgastado pelos maus resultados de seu receituário monetarista para economias de países em desenvolvimento.
Em documento divulgado essa semana, a equipe de Bernardo aumentou a previsão de expansão da atividade produtiva no país, de 4,5% para 4,7%, em linha com a mais recente projeção do Banco Central. O ministro não quis dar mais detalhes sobre seu comentário bem-humorado, ao entrar para a reunião mensal do Conselho Monetário Nacional (CMN), da qual também participam o ministro da Fazenda, Guido Mantega e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Com informações do Valor Online