Petista assume Secretaria de Planejamento em Campinas

O jornal Correio Popular de quarta (01/08) informa que o petista Vicente Andreu Guillo deve assumir a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seplama) de Campinas/SP. A nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial, mas

Foram gastos seis meses em negociação para que as resistências entre os petistas fossem superadas e o partido assumisse sua segunda secretaria de governo. O PT ocupa, desde o início do governo, a secretaria de Transportes com Gerson Bittencourt, ligado ao grupo da ministra Marta Suplicy. Participação que enfrentou resistências no PT local.


 


 


A nomeação deve pavimentar o caminho para uma coligação PT-PDT em 2008. Ela também aponta para um enfraquecimento, no município, das correntes Articulação de Esquerda, do ex-deputado federal Luciano Zica, e do Fórum Socialista, do ex-deputado estadual Renato Simões, que são contra a participação no governo.


 


 


Guillo foi presidente da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A.) durante o governo de Antonio da Costa Santos (PT), ex-prefeito de Campinas (assassinado em 2001) e ocupa o cargo de analista de responsabilidade social da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). Segundo o jornal, o coordenador de comunicação da prefeitura, Francisco de Lagos, informa que o PT já ocupa 11 cargos importantes no governo Hélio.


 


 


Na coletiva de quinta, o prefeito deve falar sobre a nomeação, sobre o destino do atual secretário, Márcio Barbado – ligado ao setor empresarial – e também sobre mudanças na secretaria de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social – hoje ocupada pelo professor Valdir Quadros.


 


 


De Campinas,
Agildo Nogueira Junior