Kassab é reprovado em saúde, transporte e educação

Principal bandeira da campanha da chapa Serra/Kassab nas eleições de 2004, o sistema de saúde é considerado ruim ou péssimo por 51% dos paulistanos. Apenas 17% dos entrevistados aprovam o sistema de saúde na capital, demonstrando que as AMAs (Assistênc

Transporte coletivo, condições de moradia e educação também são destaques negativos da administração municipal. O sistema de transporte, por exemplo, atingiu sua pior avaliação na série de levantamentos do Datafolha, iniciada na gestão de Luiza Erundina, reprovado por 51% e aprovado por 22%.  Um terço dos entrevistados considera que ampliar o Metrô é a melhor alternativa para o transporte na capital, enquanto 21% querem mais ônibus e 16% mais corredores de ônibus. Esse resultado é reflexo da iniciativa do prefeito em cortar um terço das linhas de ônibus (mais de 400 linhas), acarretando atrasos e superlotações, principalmente na periferia da cidade.


 


A educação retrocedeu. Em comparação com a pesquisa de 2005 era aprovada por 26% e agora caiu para 21%, e a reprovação subiu de 33% para 36%. O sistema educacional também foi muito criticado por tucanos e pefelistas – hoje ''democratas'' – na campanha eleitoral.


 


Alegavam que os Centros Educacionais Unificados, os CEUs, eram ''escolões'', caros e contra-producentes. O governo fez propaganda do fim das escolas de lata o que não corresponde com a verdade, ainda existem várias salas insalubres e o chamado turno da fome (alunos que estudam das 11h00 às 15h00, sem almoço).


 


O sistema habitacional teve pequena melhora na avaliação, porém continua desagradando boa parte da população: 44% consideram-no ruim ou péssimo.


 


Vistos de conjunto, os dados da pesquisa Datafolha atestam que a prefeitura não tem dado a devida atenção a alguns dos principais problemas de impacto social na cidade.


 


Cidade Limpa


 


O projeto Cidade Limpa, carro chefe da gestão Kassab, aparentemente é o principal programa a melhorar a avaliação do prefeito. O projeto que restringe a publicidade e acabou com os outdoors é bem visto por 63% dos paulistanos e rejeitado por 29%.


 


A pesquisa mostra o sistema de coleta de lixo como o serviço público melhor avaliado pelos paulistanos, com 64% de ótimo e bom.


 


Pela últimas ações do executivo, o prefeito procura dar a marca da ''limpeza'' para sua gestão através da associação do ''Cidade Limpa'', incentivos à recuperação de fachadas, prédios e estabelecimentos e de um eficiente serviço limpeza urbana.


 


Fernando Borgonovi, com informações do Datafolha, pelo Vermelho-SP