Cultura popular é destaque em festival

As manifestações do folclore brasileiro estão em pauta até o próximo dia 22, quando se comemora a data

Foi aberto na noite de quarta-feira, 15/08, o 29º Festival do Folclore do Cariri, no Calçadão do Centro Cultural Araripe , antiga Rffsa, na cidade do Crato. A programação foi enriquecida com apresentações do Forró Pé-de-Serra “Trio Flor do Pequi”, Maneiro Pau Infantil da Bela Vista, Maneiro Pau Infantil Feminino da Batateira, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Reisado da Vila Lobo, Reisado Decolores Dedé de Luna, Circo-Escola Alegria e Forró Pé-de-Serra Moacir e Trio Esperança. No meio do show, os irmãos Anicetos se transformam em forrozeiros. Três integrantes da banda formam o “Trio Flor do Piqui”.


 


A programação diária está sendo antecedida de um amplo debate sobre as manifestações folclóricas do Cariri. “Aqui habita o imaginário popular nordestino, a alma universal do povo brasileiro, viva, pulsante, indômita, fruto da fusão de vários mundos, lembra o professor Cacá Araújo, presidente da Fundação do Folclore Mestre Eloi, promotora do evento.


 


O Festival pretende estimular a pesquisa e a redescoberta das nossas origens históricas e culturais, de modo que se compreenda o processo de formação do povo caririense e brasileiro. “Estes têm sido os temas dos debates que defendem ainda a valorização da cultura tradicional popular como elementos imprescindíveis ao resgate, construção e reconstrução da identidade cultural do povo e à promoção da auto-estima, estabelecendo um contato profundo com a memória ancestral do nosso povo”, destaca o promotor do evento.


 


Para hoje, estão programadas danças de coco, masculino e feminino, infantil e adulto, com os diversos grupos da Batateira. A programação se estenderá até o próximo dia, 22, quando se comemora o Dia Nacional do Folclore, quando serão apresentados todos os grupos folclóricos da cidade. Depois do desfile dos grupos, será aberta oficialmente a Festa da Padroeira do Crato, Nossa Senhora da Penha.


 


Na programação haverá cortejo de todos os grupos folclóricos, saindo do Centro Cultural do Araripe até a Sé Catedral, encerrando o 29º Festival Folclórico do Cariri e abrindo a Festa da Padroeira, com louvação e apresentações simultâneas dos grupos folclóricos participantes.


 


O Festival Folclórico do Cariri é um dos eventos mais antigos do País, e reúne o que de mais representativo há na região no que se refere à cultura popular. A região do Cariri é considerada um dos celeiros das matrizes formadoras das identidades do povo nordestino e brasileiros.


 


O Festival , segundo Cacá Araújo, é “uma trincheira de combate à agressão cultural perpetrada pelo império dos potentados da economia mundial, que contam com a complacência de muitos agentes da mídia e da política nacional à serviço de interesses estranhos ao nosso povo”.


 


O objetivo do Festival , de acordo com o projeto, é fortalecer o movimento em defesa da cultura tradicional popular como forma de resgatar as mais profundas raízes dos povos do sertão nordestino, no canto, dança, culinária, verso, religiosidade e na história.


 


A realização do Festival é uma tarefa dos que cultuam e difundem o folclore e a cultura popular. É também responsabilidade dos órgãos públicos das três esferas, a quem cabe a destinação de recursos e o devido apoio técnico.


 


Fonte: DN