Sem categoria

Por ora, Correa rejeita entrada do Equador no Mercosul

O presidente do Equador, Rafael Correa, negou nesta quinta-feira (16) a possibilidade de que o Equador ingresse no Mercosul, em resposta ao convite feito pelo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, durante o primeiro dia de uma visita oficial a Quito.

“O Equador é um Estado associado ao Mercosul e esperamos permanecer algum tempo nessa situação”, disse Correa em uma coletiva de imprensa concedida pelos dois presidentes após a assinatura de convênios bilaterais.



Correa disse que o objetivo de seu governo é “unificar em médio prazo os processos de integração da CAN e do Mercosul para que o universo de integração seja a América do Sul”.



Nesse sentido, disse que a “visita do amigo presidente Tabaré Vázquez e sua comitiva não tem como ponto fundamental integrar Equador e Uruguai, que nem sequer estava na agenda”.



Minutos antes da declaração de Correa, o mandatário uruguaio, como presidente pró-tempore do Mercosul, manifestou interesse quanto ao ingresso do Equador no bloco. “Para o Mercosul será uma honra altíssima que o Equador possa chegar a ser realmente um membro pleno desse processo de integração regional”, disse Vázquez, insistindo que “o Equador está sempre convidado a participar do Mercosul”.



Fonte: Ansa Latina