Manaus sente tremor por terremoto no Peru
A Defesa Civil de Manaus foi acionada na noite desta quarta-feira (15/08) por moradores do edifício residencial Maysion Vert na morada do sol e também do prédio Maria de Nazaré em Adrianópolis. A ocorrência
Publicado 17/08/2007 19:14 | Editado 04/03/2020 16:13
A ocorrência foi atendida pela equipe de plantão e não foi constatado nenhum tipo de problema maior com as estruturas dos edifícios. O abalo teve origem depois de um terremoto acontecido no sul do Peru com a intensidade de 7,9 graus na escala Richter, que registra a marca de até 10 graus. O abalo, além de ser sentido em Manaus na região do Aleixo, foi detectado também em vários países da América do Sul.
Está é a 3º vez que Manaus é acometida por este tipo de acontecimento. Em setembro de 2005 alguns prédios do centro da cidade e da Ponta Negra foram atingidos por um tremor de 7,5 graus de magnitude registrados ao norte do Peru.
Em 2006 o prédio do Tribunal de Justiça no bairro do Aleixo foi acometido por um tremor de terra, reflexo de um terremoto originado na ilha de Trinidad na Venezuela a uma profundidade de 44 quilômetros atingindo 6,1graus. Não houve vítimas em nenhum dos casos.
Na amanhã de hoje o engenheiro Carlos Bayma da Defesa Civil esteve vistoriando novamente estes prédios residenciais e mais o prédio Portal da Cidade situado na Avenida André Araújo. Os prédios têm entre 15 a 18 andares e não sofreram nenhuma espécie de comprometimento ou problema maior na sua estrutura e também na alvenaria, o que ficou mesmo foi somente o susto. “Um dado bastante importante é que nas atuais construções já na fase de cálculo existe um coeficiente de segurança que permite ao prédio suportar pequenos abalos”. Falou Bayma.
O secretário em exercício, Alexandre Barbosa, comentou sobre o incidente tranqüilizando a “população que em momentos como este, precisa se tranqüilizar e acionar imediatamente a Defesa Civil através do telefone 199”. Barbosa afirmou ainda: “Conforme dados colhidos junto ao CPRM – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e também a UNB – Universidade Nacional de Brasília. Aqui na cidade de Manaus não existe a probabilidade de acontecer um terremoto”.
A região do Aleixo somente sentiu este abalo sísmico por ser a parte mais alta da cidade.
O prefeito Serafim afirmou que se sente consternado bem como todo povo brasileiro com este incidente trágico acontecido próximo a Lima no Peru.
De Manaus,
Walter Luiz