TCU anula licitação para ampliação do Trensurb
Deputado Raul Carrion diz que resultado é positivo, pois acaba com impasse de seis anos.
Publicado 22/08/2007 21:36 | Editado 04/03/2020 17:12
O Tribunal de Contas da União anulou a licitação para as obras de ampliação do Trensurb de São Leopoldo a Novo Hamburgo em sessão na tarde desta quarta-feira (22), em Brasília. De acordo com o deputado Raul Carrion, que acompanhou a sessão, a medida é positiva já que acaba com um impasse de seis anos e abre a possibilidade para a realização de um novo processo licitatório para as obras. “Pior era a incerteza que emperrou o processo por tanto tempo. A decisão cria condições para uma nova licitação”, afirma Carrion. A deputada federal Manuela d'Ávila (PCdoB) e o vereador de Novo Hamburgo, Volnei Campagnoni (PCdoB), acompanharam a sessão.
A licitação foi anulada por cinco votas contra três. O relator do processo, ministro Raimundo Carreiro, recomendou a adequação e o prosseguimento da atual licitação orçada em R$ 650 milhões. O voto foi seguido por dois ministros. A ampliação do Trensurb previa a construção de quatro novas estações (duas em São Leopoldo e duas em Novo Hamburgo) e a construção de 9,3 quilômetros de trilhos. O metrô de superfície transporta diariamente cerca de 175 mil pessoas. A obra beneficiaria mais 35 mil pessoas.
O deputado Raul Carrion integra a Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa e foi o responsável pelo pedido de audiência, junto à Comissão da AL, que discutiu o tema e redundou em uma audiência com o presidente do TCU, Walton Rodrigues. Acompanharam a sessão também o presidente da Comissão, deputado Aloísio Classmann, e o deputado Adolfo Brito.
Isabela Soares