Bloco de Esquerda em SP: Ato deve reunir principais lideranças nacionais
O ato de lançamento do Bloco de Esquerda, marcado para esta segunda-feira (03/09), no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, contará com a presença das principais lideranças políticas dos partidos que integram a aliança política. Estão confirmados os pr
Publicado 31/08/2007 18:38 | Editado 04/03/2020 17:19
A expectativa dos partidos PDT, PSB, PCdoB, PRB, PMN e PHS é reunirem em torno de 1.200 pessoas e lotar o auditório do Palácio dos Trabalhadores.
As lideranças comentaram sobre a expectativa em relação ao ato e o que se pode esperar da unidade para o próximo período. Para Pedro Coelho, secretário estadual de organização do Partido Socialista Brasileiro, ''certamente as eleições do ano que vem passam pela frente que compõe o Bloco de Esquerda, principalmente nas capitais''. ''A frustração é não termos o PT conosco nessa frente'', conclui.
Nivaldo Santana, vice-presidente do PCdoB/SP, acredita que ''o lançamento do Bloco de Esquerda em São Paulo é um acontecimento político da mais alta importância. Estarão presentes lideranças nacionais dos partidos que compõem o Bloco, além de deputados, prefeitos, vereadores, lideranças sindicais, estudantis e comunitárias''. ''Deve abrir uma nova perspectiva política no estado. Nas próximas eleições municipais, mesmo respeitando as particularidades de cada município, a tendência de união dessas forças é muito grande'', aposta.
O presidente estadual em exercício do Partido Democrático Trabalhista, José Gaspar, elogia a iniciativa como fundamental para o fortalecimento dessa frente, uma novidade na cena política nacional. ''O lançamento é muito importante porque contribui para consolidar o Bloco, tanto nacionalmente como aqui no estado de São Paulo''.
Carlos Paes, presidente do SindReceita-SP e da executiva nacional do Partido Republicano Brasileiro, ''a expectativa é grande pela representatividade do estado de São Paulo. É importante o PRB estar colaborando para a união de princípios desses partidos políticos''.
Entre as principais lideranças partidárias estarão presentes ao ato os deputados federais Aldo Rebelo (PCdoB), Paulo Pereira da Silva, líder do Bloco na Câmara Federal, e Márcio França, presidente do PSB paulista, além de prefeitos, deputados, vereadores e lideranças do movimento social vinculadas às legendas. Também são esperadas as presenças do ministro do Esporte, Orlando Silva, Carlos Lupi, ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, e Ciro Gomes.