'Folha de S.Paulo' faz mudanças decorativas para conter jabá
Um e-mail que circulou há alguns dias na redação do jornal Folha de S.Paulo dava conta de explicar aos jornalistas da empresa quais deveriam ser suas novas posturas diante de convites para eventos, requisição de ingressos para shows e até em rela
Publicado 17/09/2007 22:18
As mudanças, comunicadas aos jornalistas pela editora-executiva, Eleonora de Lucena, foram feitas – diz o jornal – “com o objetivo de ampliar a transparência da Folha em relação a seus leitores”, segundo o texto do e-mail, que já vazou para a internet e, desde a última quarta-feira (12) já podia ser conferido em um blog. Uma das medidas diz ser “obrigatório” que o jornalista pague sua conta quando vai conferir os serviços de algum restaurante.
Outras condutas são mais amplas, como a que define que o “jornalista da Folha não deve possuir ações de empresas sobre as quais escreve com regularidade”, mesmo aqueles que não cobrem o mercado financeiro. Mas a Folha, embora pareça mais exigente, mantém-se aberta a convites de eventos, julgando caso a caso, conforme este trecho: “No caso de viagens, quando o convite é aceito e resulta em texto publicado, o jornal informa com clareza que o jornalista teve suas despesas pagas pelo patrocinador.”
Flexível nesse ponto, o Manual de Redação e Estilo do jornal é ultra-ortodoxo quando analisa outro assunto: “É proibido ao jornalista da Folha pedir ingresso para eventos culturais, como shows e peças de teatro. Sempre que possível, a Folha pagará pelo ingresso dos profissionais que forem cobrir tais eventos”. Por que aceitar convites pagos para viagens – mas não ingressos de eventos artísticos?
Quem trabalha na Folha também pode ser autorizado a participar de “anúncios de campanhas de interesse público, com autorização prévia da Direção de Redação”. Mas o Manual não explica o que entende por interesse público. Poderia um colunista do jornal, por exemplo, participar do movimento golpista “Cansei”? As mudanças para “ampliar a transparência” não evitaram certa nebulosidade do Manual.
Da Redação, com Portal Imprensa