ES realiza a 2ª Plenária da CMS
Sábado 13/09 foi realizada a 2ª Plenária da CMS do ES. Tendo em vista o prazo para apresentação de emendas ao PPA – Plano Prurianual do Estado, a CMS realizou o Debate pela a Redemocratização do Orçamento Público com o objetivo de reverter a proposta
Publicado 19/09/2007 12:48 | Editado 04/03/2020 16:43
Por Luciana Bernardes
A palestra foi realizada pelo ex-Deputado Estadual João Martins que explanou sobre a realidade sócio econômica do ES.
As 34 Entidades representadas naquele Fórum aprovaram os encaminhamentos e constituiu uma Comissão para propor alterações no PPA com a formulação de documento com as propostas que serão deliberadas pelos Movimentos Sociais, além da realização de uma Marcha para entregar o documento a Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa do ES.
Na oportunidade, a UBM-ES esteve representada por várias companheiras, como também outros movimentos sindicais, de moradia, negro, ambiental, estudantil, etc. A UBM-ES convidada para participar da abertura do evento afirmou que o Debate pela Redemocratização do Orçamento fortalece a democracia e que a reação dos movimentos sociais representa a possibilidade de interferirmos na construção de um novo rumo ao ES. Que interessa ao povo um orçamento que promova o bem-estar com investimentos no Projeto de Desenvolvimento Estadual com valorização do trabalho e distribuição de renda. Que é nessário autonomia dos movimentos sociais para gerar uma arena de conflitos com os diversos interesses com objetivo de mudar a realidade. E ainda, compreendendo que da forma que está não existe democracia, pois o que o governador Paulo Hartung (PMDB-ES) determina é referendado pela a Assembléia Legislativa que não tem a maioria na representação dos nossos interesses – classe trabalhadora, o que fortalece ainda mais o capital estrangeiro que atua no ES gerando uma inaceitável concentração de riquezas na mão de uma minoria populacional.
*Luciana Silveira Bernardes é Presidente da UBM-ES.