Sem categoria

Milhões de crianças não freqüentam escola na Europa

Mais de 14 milhões de crianças carecem de educação primária e secundária na Europa Central, Oriental e na Comunidade de Estados Independentes (CEI), revelou nesta quinta-feira (20) um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

De acordo com o documento publicado em Nova York, 2,4 milhões de menores não cursam estudos primários e outros 12 milhões não freqüentam aulas de educação secundária nessas regiões.



A Unicef pediu aos estados dessas áreas a elevar os orçamentos para a educação a pelo menbos 6% do Produto Interno Bruto, já que em muitas ocasiões eles ficaram abaixo da marca dos três pontos.



De acordo com o relatório, em países como Eslováquia, Croácia e Polônia o desemprego entre os jovens é superior a 30%, situação que se agrava na Sérvia, Armênia e Macedônia, com 50%.



Entre os menores mais desfavorecidos estão os ciganos, sobretudo na Bulgária, Hungria e Romênia, com o comparecimento ao ensino primário oscilando entre 10% e 35%, indica a Unicef.



A escolarização das crianças depende fundamentalmente dos recursos das famílias que podem custear seus estudos, enquanto as pobres carecem dessas possibilidades para educar os menores.