Vanessa, Paulo Rocha  e a Governadora Ana Júlia acertam participação do Pará no I Simpósio

O I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, que será realizado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional (CAINDR), no período de 19 a 23 de novembro, ganhou na manhã

O encontro entre os parlamentares e a governadora aconteceu durante o 2º Encontro Nacional dos Povos das Florestas, que está sendo realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, até o dia 23 deste mês, no qual a governadora foi uma das palestrantes no dia de hoje.


 


Ana Júlia colocou o estado do Pará como parceiro da organização do I Simpósio. Reconheceu a importância do evento, que visa construir um Projeto mais integrado de desenvolvimento sustentável para a Amazônia, de forma a reverter os perversos indicadores sociais que marcam a região.


 


A governadora destacou que tem procurado fortalecer a parceria com o Governo federal e com o parlamento. Como exemplo, citou que em maio deste ano ela reuniu com toda a bancada do Pará para discutir as emendas parlamentares, visando que o Estado caminhe dentro de políticas conjuntas com o parlamento e o Governo Federal. “Este evento fortalece a nova postura do governo paraense, que objetiva, acima de tudo, somar forças para desenvolver o Estado e a Região Amazônica”, disse Ana Júlia.


 


“Este será o primeiro grande evento da Amazônia no Congresso Nacional. Temos o objetivo de obter resultados concretos. Vamos partir da discussão do PAS (Plano Amazônia Sustentável) que, infelizmente não saiu do papel, não tem planos e metas e não está no PPA (Plano Plurianual). O principal do PPA é o PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). Então, vamos fazer uma avaliação sobre o que temos no PAS e colocar números, metas, prazos, custos e definir fontes de recursos para ele, de forma que seja, efetivamente, executável”, explicou Vanessa Grazziotin.


 


A deputada deixou claro que precisa da parceria do Pará como de todos os outros oito estados da Amazônia. “A bancada paraense já esta envolvida. O deputado Paulo Rocha está na coordenação. Queremos sua participação na abertura no dia 20 de novembro e que a Senhora contribua para organizar a etapa do Pará, que é uma espécie de pré-simpósio a ser realizado em todos os Estados e objetiva a identificação das prioridades de cada um deles”, deixou claro Vanessa.


 


A presidente da CAINDR esclareceu ainda que depois de definir as prioridades, cada Estado apresentará sua plataforma no Simpósio em Brasília. “A Comissão terá envolvimento em todas as etapas, e não só a nossa Comissão, mas a de Educação também. Estamos trabalhando esta questão da educação e pesquisa, em parceria, desde a reunião da SBPC (Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência) da qual participamos no último mês de julho. Estamos realizando várias reuniões com os reitores das universidades federais e estaduais do Norte. Esta é uma questão prioritária para nós”, informou Vanessa.


 


A governadora compartilhou também sua preocupação com o desenvolvimento das pesquisas científicas na região e o fortalecimento do meio acadêmico. Lembrou sua participação na reunião da SBPC e destacou que o Pará tem a educação como pauta prioritária.


 


Cultura


 


Vanessa Grazziotin falou ainda da parte cultural do evento. “Queremos que cada Estado traga uma mostra da sua cultura. A idéia é mostrar a riqueza e a diversidade que a Amazônia tem nessa área. Conto com a manifestação cultural do Pará”, afirmou.
A perspectiva é que o pré-simpósio do Pará ocorra no dia 29 de outubro. A governadora garantiu que o estado vai se empenhar não só em realizar a etapa estadual, mas também em dar grande contribuição com propostas para o Projeto de Desenvolvimento Sustentável a ser definido no evento em Brasília.


 


De Brasília,
Bety Rita Ramos