Acadêmicos da Unochapecó lançam campanha ''Prefeito devolva meu dinheiro''

Na noite de ontem (20), os estudantes da Unochapecó paralisaram as aulas para participar da manifestação que lançou a Campanha do DCE ''Prefeito devolva meu dinheiro''. A Campanha pretende solicitar ao prefeito João Rodrigues (DEM) r

 


 


Nos últimos 10 anos, os prefeitos autorizavam a Unochapecó a ficar com os recursos do Imposto de Renda para que fossem utilizados nos investimentos em infra – estrutura. No ano passado, o atual prefeito aprovou a Lei Nº 5034/2006 retendo 50% desses recursos, os quais deverão ser investidos em obras da prefeitura.


 


 


Até 2008, cerca de 1,3 milhões de reais, devem ser retirados da universidade todos os anos, o que pode acarretar em aumentos nas mensalidades, levando ao esvaziamento de muitos cursos, situação que já é visível na instituição.


 


 


Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Júlio Corrêa, como os 5 milhões são oriundos das mensalidades pagas pelos acadêmicos o DCE está organizando um Projeto de Lei de iniciativa popular, para que eles sejam aplicados 100% em bolsas de estudos, o que vai contemplar cerca de 300 acadêmicos por semestre. Para isso, é preciso recolher 5 mil assinaturas de eleitores de Chapecó, para ser anexado ao projeto de Lei.


 


 


Segundo a presidente da União Catarinense de Estudantes (UCE), Clarissa Peixoto, os estudantes não podem concordar com esta situação. ''Este é o papel do movimento estudantil, questionar, reivindicar e se manifestar contra esse tipo de retrocesso, que retira os poucos investimentos da educação superior,'' afirma Clarissa.


 


 


Cerca de 800 alunos participaram da atividade. Na próxima semana o DCE deve distribuir os abaixo assinados para recolher cinco mil assinaturas de eleitores de Chapecó, só assim o projeto de Lei de iniciativa popular pode ser aceito pela secretaria da Câmara de Vereadores.


 


De Chapecó


Jeferson Jonas Ávila