Sem categoria

De volta à TV, Fidel demonstra estar 'alerta e saudável'

O presidente cubano Fidel Castro, licenciado do poder há 14 meses, apareceu nesta sexta-feira (21) na televisão cubana. Aos 81 anos, com trajes esportivos em tons vermelhos e azuis – como em suas aparições anteriores -, Fidel se apresentou em uma “convers

A TV estatal mostrou um Fidel pálido, mas com bom aspecto, conforme relato de agências de notícias. Para a Associated Press (AP), por exemplo, o vídeo inédito apresentou imagens surpreendentes: “Fidel aparece alerta e saudável na transmissão – a primeira a trazer imagens dele em três meses”.


 


O vídeo foi ao ar depois que autoridades interromperam a programação normal para anunciar uma “conversa” com Fidel, que foi gravada mais cedo nesta sexta-feira. Na gravação, Fidel fala devagar e calmamente. Analisa, entre outros temas, a controvérsia em torno de um polêmico sistema de mísseis dos Estados Unidos


 


Embora não olhe sempre nos olhos do entrevistador, o presidente pensa de forma clara e comenta assuntos variados – do preço do barril de petróleo à cotação do dólar. Na entrevista, cita os valores do dia de cada um.


 


O líder cubano comentou também sua mais recente “reflexão”, de 11 de setembro, intitulada “Mentiras deliberadas, mortes estranhas e agressão à economia mundial”. As “reflexões” são notas editorias que Fidel publica nos jornais do país. Desde 29 de março deste ano, foram publicados mais de 40 textos.


 


Fidel entregou o poder “provisoriamente” a seu irmão Raúl Castro em 31 de julho de 2006, para se submeter a uma delicada cirurgia intestinal. O último ato público do qual participou ocorreu cinco dias antes. Desde então, reaparece em fotos e vídeos.


 


A ausência de Fidel animou a oposição a seu regime. Há algumas semanas, multiplicaram-se em redutos anticastristas boatos de que Fidel estaria com graves problemas de saúde – e que poderia estar perto da morte. Os vídeos desta sexta-feira desanimam os detratores.