Sem categoria

Ortega oferece ajuda na negociação da Colômbia com as Farc

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, se ofereceu nesta quinta-feira (27) para ajudar a Colômbia na negociação do intercâmbio de 45 reféns em poder da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por 500 guerrilheiros do grupo que estão presos.

“Estou com toda disposição de contribuir com o presidente da Colômbia, as Farc e o presidente Chávez, que são a parte ativa de todo esse processo”, declarou Ortega.



Com vistas ao acordo, o governo de Bogotá autorizou a mediação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que no próximo 8 de outubro se reunirá em Caracas com porta-vozes do grupo guerrilheiro.



Para a efetivação do acordo, as Farc exigem a desocupação militar de duas cidades do sudeste do país, além da libertação de seus homens. O governo colombiano se opõe ao primeiro pedido e somente aceita deixar em liberdade os guerrilheiros se estes se comprometem a não voltar a atuar na organização.



Entre os reféns que estão com as Farc encontram-se vários militares, políticos, três norte-americanos e a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt.



Ortega assegurou que tem “o pleno convencimento, hoje mais que nunca, que é necessário redobrar os esforços pela paz na Colômbia”. Para isso, afirmou o nicaragüense, “tenho dado todo meu respaldo” aos presidentes Álvaro Uribe e Hugo Chávez e ao “companheiro das Farc”, em referência a Manuel Marulanda “Tirofijo”, chefe máximo do grupo.



“Tenho total disposição para participar de um processo de paz que produza mudanças integrais na Colômbia como os que se produziram na América Central há 20 anos”, finalizou.



Fonte: Ansa Latina