Olinda Marques – Política habitacional de Fortaleza

.

Para uma cidade ser bela em sua essência é preciso que seja idealizada e concebida através do entusiasmo, energia e participação de seu povo. E é com essa bandeira de luta e determinação que a Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor está atendendo às reivindicações por democratização da moradia, que é demanda da população mais carente do município. O objetivo da Habitafor é promover ação democrática de políticas públicas, principalmente no que diz respeito à Habitação de Interesse Social.


 


Um conjunto de programas e projetos, atuando em quatro eixos de ação, foi constituído, são eles: Produção de Moradia; Apoio à melhoria a Habitação de Interesse Social; Urbanização e Regularização Fundiária, interpolados pelo desenvolvimento de trabalhos de interesse social pautados na Mobilização e Organização Comunitária. Desde então, famílias estão sendo retiradas de áreas de risco, beneficiadas com o papel da casa, requalificação ambiental, áreas de lazer e convivência, projetos sociais e de urbanização. Menciono, então, alguns exemplos aliados à política habitacional que vem favorecendo nossa gente.


 


Já são 11 projetos de conjuntos residenciais em favor do teto mais digno para o cidadão. São eles: Rosa Luxemburgo, Anita Garibaldi, Marrocos, Bárbara de Alencar I, Bárbara de Alencar II, Socorro Abreu, Zeza e Vila Cazumba, Pici II, Jana Barroso, Itapebussu, Sabiá, Rosalina, Maravilha, Urucutuba, Margarida Alves e Alba Valdez.


 


A Habitafor vem favorecendo 8.159 famílias com unidades habitacionais em todas as regionais da cidade. Só por meio do Programa de Arrendamento Residencial – PAR, são mais 10.000 famílias beneficiadas. Se contarmos com as produções habitacionais através do Crédito Solidário são outras 10. 522. Nossas ações de regularização fundiária já estão em torno de 19.000 e as melhorias habitacionais já chegam a 4.279.


 


Ressalto que outros vários programas habitacionais da Habitafor vêm favorecendo nossa gente, a exemplo do Entre que a Casa é Sua; Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social – PSH; Programa de Aceleramento do Crescimento – PAC; Programa Crédito Solidário e o de Requalificação das Áreas Centrais. Destaco também projeto Vila do Mar, ao término da ação, o número de beneficiários ficará em torno de 4.000. Além disso, o Preurbis beneficiará com melhorias em infra-estruturas urbanas e habitacionais mais de 3.448 famílias.


 


A Prefeitura de Fortaleza entende que habitação adequada é a condição essencial para que a população possa desempenhar e praticar de cabeça erguida o direito à cidadania.


 



Olinda Marques – Presidente da Habitafor