Lideranças do Amazonas mapeiam gargalos ao desenvolvimento

No próximo dia 26 acontecerá em Manaus a versão estadual do 1º Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional, evento da Comissão da Amazônia da Câmara Federal marcado para acontecer no período de 19 a 23 de

Como presidente da Comissão da Amazônia da Câmara, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) também coordenará os trabalhos no Amazonas. Da mesma forma deputados que integram a Comissão estão organizando os seminários nos demais Estados da região. A meta é reunir representantes de instituições e governos para que discutam as demandas do Estado e estas sejam debatidos no Simpósio em Brasília e possam ser trabalhadas, por exemplo, em projetos de lei ou em emendas parlamentares.


 


Já estão mapeando a realidade do Amazonas representantes das universidades federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA), da Petrobras, Fiocruz, Embrapa, Sistema de Produção do governo estadual, entre outras entidades. Juntos os especialistas vão apontar avanços e investimentos necessários para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, maior geração de energia, incremento da produção agrícola, do saneamento, infra-estrutura, saúde, educação do Amazonas, entre outras áreas prioritárias.


 


Nesta quarta-feira, dia 10, às 16h, como uma das atividades preparatórias para a realização da etapa estadual do Simpósio, as entidades participantes se reunirão no prédio da reitoria da UEA, na avenida Djalma Batista, para uma apresentação sobre os painéis que farão parte do evento.



De Manaus,
Hudson Braga