Deputados lançam frente em favor da Uerj e visitam prédio incendiado

Com objetivo de diminuir os cortes de orçamento e definir um valor mínimo necessário para o funcionamento adequado das instituições públicas de ensino superior, a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Rio lançou, no dia 4, na sede da Universid

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj, deputado Fernando Gusmão (PCdoB), se colocou à disposição para compor a frente e trabalhar em parceria com a Comissão de Educação a fim de lutar pela recomposição do orçamento das universidades estaduais. “Sou ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). É lamentável presenciar condições como essa. Ao longo dos anos tivemos cortes de 30 a 40% da verba. No que depender de mim, as comissões irão atuar juntas nessa frente”, divulgou.



O presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Rio (Sintuperj), Arnaldo Gama, alertou para o clima de insegurança que impera entre os funcionários da Uerj. “Se nada for feito, outros acontecimentos como o do incêndio irão ocorrer. Estamos contando com a sorte. No domingo, dia do acidente, nenhum estudante estava presente. O orçamento atual destinado às universidades é irrisório e a falta de estrutura não permite que esse tipo de problema seja evitado. Fico feliz em ver parlamentares comprometidos com a nossa situação”, criticou.



Para o presidente da Comissão de Educação, deputado Comte Bittencourt (PPS), o objetivo é sensibilizar os deputados para promover a melhora da infra-estrutura dessas instituições. “Vamos elaborar uma agenda de trabalho para reunir os parlamentares e transmitir a eles os anseios das universidades. É o primeiro orçamento que este Governo irá aprovar e os membros da comissão irão apresentar emendas a ele. Vamos tentar recuperar parte dos recursos que vêm sendo cortados da Uerj. Recebemos informações, nesse encontro, que seria necessário investimento de R$ 1,1 bilhão para recuperar e manter a universidade”, disse Comte, que aproveitou a visita para verificar, com o reitor Nival Nunes, as condições do prédio da Uerj atingido por um incêndio no último dia 30 de setembro.



Fonte: Alerj