Sem categoria

Vídeo da resistência reafirma luta contra EUA no Iraque

Seis grupos armados da resistência iraquiana informaram nesta quinta-feira (11), por meio de uma gravação de vídeo divulgada pela emissora catariana al-Jazira, que formaram um Conselho Político para resistir e organizar a resistência contra a ocupação ang

No vídeo, um homem com o rosto coberto leu um comunicado que mencionava a fundação da formação, que preconiza a resistência e a emancipação do país.



Segundo a nota, esse novo núcleo formado por seis organizações, em seu programa político, define a ocupação como “uma injustiça e uma agressão”.



Esse Conselho Político para a Resistência considera direito legítimo do povo iraquiano a ação de defender-se da agressão estrangeira.



A guerra, iniciada em março de 2003 pelos Estados Unidos, apoiados pelo Reino Unido e por outros países em menor número, causou mais de meio milhão de vítimas na população e gerou um nível de violência extrema.



A nova estrutura da resistência é integrada pelo Exército Islâmico no Iraque, Exército dos Mujaedins, pelo grupo Ansar al-Suna — Comitê Legislativo, pelo Exército dos Fathin, pela Frente Islâmica para a Resistência Iraquiana e o movimento Hamas do Iraque.



Ainda não são conhecidos os detalhes sobre as ações e funções dessa formação, que os meios de comunicação vinculam diretamente à comunidade sunita do país.



Há uma semana, foi informado que o ex-vice-presidente Izzat Ibrahim al Douri comanda uma frente que une vários grupos da resistência, sendo o principal o conhecido Exército de Homens da Ordem Naqshbandi.



Izzat Ibrahim participou com o assassinado presidente iraquiano Saddam Hussein na direção do Partido Baas e do governo derrubado em 2003 pela invasão americana.



A emissora de TV Al Arabiya divulgou também os resultados de uma reunião que “elegeu de forma unânime o xeque dos mujaedins (guerreiros da fé), Izzar Ibrahim, como o chefe do Alto Comando para a Jihad e a Libertação.