Conferência Municipal do PCdoB de Fortaleza novos desafios

O Partido Comunista do Brasil realiza nesse sábado (13), a partir das 09 horas, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, a sua 13ª Conferência Municipal. O evento vai até domingo pela manhã e reunirá cerca de 150 delegados

O objetivo é preparar o PCdoB para nova fase e novos desafios. O PCdoB cearense encontra-se num acentuado processo de crescimento e fortalecimento, com uma presença maior no seio da população e com um grande número de lideranças políticas e populares ingressando em suas fileiras.


 


    
Entre os meses de julho e agosto, o PCdoB esteve reunido em Assembléias de Base e Conferências Distritais, com as mais diversas representatividades profissionais, estudantis e comunitárias para debater o informe político apresentado por seu Comitê Estadual para a 18ª Conferência Estadual, avaliar a atuação do partido nas regiões e eleger novas diretorias. Assim, no encontro de amanhã, lideranças comunistas elegerão a nova direção do Comitê Municipal de Fortaleza, presidida hoje por Luis Carlos Paes. Além disso, o encontro discutirá a fase atual de fortalecimento do PCdoB, suas mais recentes lideranças políticas e populares.


 



 
Para a líder do PCdoB na Câmara Municipal de Fortaleza, Eliana Gomes, o partido entra numa fase de novos desafios, permanecendo fiel às lutas dos trabalhadores. “Estamos discutindo os novos desafios da nossa política, pressionando para que o Governo Federal avance na luta popular, na reforma agrária, na defesa do meio ambiente, em melhorias nas condições de vida de homens e mulheres. Somos da base aliada sim, e apoiamos e acreditamos na gestão do presidente Lula, mas sabemos que ainda é preciso avançar. Continuaremos atentos às denúncias do povo, pois a luta dos trabalhadores não pode ser reprimida nunca. Hoje, o PCdoB está organizado mediante novo Estatuto, pautado na seriedade de discussões comprometidas com nossa gente. Nossa Conferência de amanhã debaterá nossa nova fase, nossas novas bandeiras de luta”, assegura a vereadora.


 



 
Ampliação de militantes e representações do PCdoB intensifica debates


 


 


Hoje, cerca de 70.000 militantes filiados em todo o Brasil apóiam as causas do PC do B. No Ceará, são aproximadamente 15.000 filiações, e, só este ano, foram mais de 1.000 novas aderências ao Partido Comunista do Brasil. Deste total no Ceará, os vereadores já somam 43 e os prefeitos filiados são seis, sendo eles gestores dos municípios de Santana do Acaraú, Antônio de Pádua (eleito pelo partido em 2004); Jucás, Gabriel Facundo; Graça, Augusta Brito; Aquiraz, Ritelza Cabral, de Maranguape, Eduardo Gurgel, e de Araripe, Humberto Menezes.


 


 
Em Fortaleza, o partido conta hoje com cerca de 3.000 afiliados, só no último processo de Assembléias de Base e Distritais, o PCdoB local contou com aproximadamente 500 novas adesões, fato que intensificou debates, avançando nas idéias e nas ações tanto no plano institucional como nos movimentos sociais. O processo de conferência municipal mobilizou cerca de mil e quinhentos militantes do PCdoB em 62 assembléias de base e oito plenárias de filiados, organizadas pelos  comitês distritais e auxiliares.


 


De Fortaleza, Emília Augusta e Caroliny Braga


 


 


Matéria atualizada em 12.10.2007,às 21:40