Emenda destina mais de um milhão às universidades do Rio
A Bancada Federal do Rio de Janeiro decidiu, após uma indicação do deputado Edmilson Valentim (PCdoB/RJ), priorizar uma emenda no valor de R$ 1.500.000,00, para a modernização e recuperação da infra-estrutura das instituições de ensino superior e de Ho
Publicado 18/10/2007 15:07 | Editado 04/03/2020 17:05
A partir desta decisão, Edmilson entrou em contato com o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Walfrido dos Mares Guia, solicitando que os recursos previstos na execução da emenda sejam distribuídos à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).
Para a UNIRIO serão destinados trezentos mil reais, para o Centro Cultural da Instituição. Na UFF serão duzentos mil, para viabilizar a implantação da moradia estudantil.
Já o montante de um milhão de reais, destinados à UFRJ, será dividido entre a Escola de Enfermagem Anna Nery; à modernização e reforma do sistema de eletrificação do campus da Universidade; e à reforma, modernização e aquisição de equipamentos para o Programa de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (PADI), do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
Visita à UFRJ
Edmilson já havia se reunido, em setembro, com a direção da Escola de Enfermagem Anna Nery, da UFRJ, com o objetivo de discutir medidas que garantissem a ampliação de recursos para essa importante Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão do Rio. O mesmo aconteceu no início de outubro, quando o deputado visitou o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).
Segundo Edmilson, “a Escola Anna Nery possui vários projetos gestados que dependem somente destes recursos para serem implementados. Quanto ao Hospital Universitário da UFRJ, este é detentor de elementos essenciais à promoção e ao desenvolvimento da saúde pública: assistência à população, ensino qualificado e pesquisa científica, além de contar com programas de excelência como o PADI”.
O Programa é composto por uma equipe multidisciplinar, criada em 2001, com o propósito de desospitalizar, humanizar e otimizar leitos do hospital. “A importância histórica dessas Instituições de Ensino é irrefutável”, afirma Edmilson.