UFRJ aprova Reuni – projeto que reestrutura as universidades federais

A maior universidade federal do Brasil, UFRJ, aprovou na manhã do dia 18 o Reuni, projeto do governo federal que prevê investimentos para a reestruturação das universidades públicas federais. Os estudantes ocuparam a sala do Conselho Universitário para

O governo brasileiro publicou no dia 24 de abril deste ano, o decreto que propunha o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Com essa reforma o governo federal pretende disponibilizar mais vagas nas universidades públicas do país com o objetivo de reduzir os índices de evasão, o número de vagas ociosas, bem como aumentar as vagas de ingresso às universidades.



Segundo o presidente da UEE/RJ, Daniel Iliescu, “a aprovação foi uma vitória dos estudantes, pois foram aprovados projetos de interesse dos alunos, que mexerá com a educação superior no Brasil. Inclusive para os secundaristas porque amplia o número de vagas e facilita o acesso à universidade”.



A presidente da UNE, Lúcia Stumpf, também comemorou a aprovação do Reuni da UFRJ: “A UNE sempre estará ao lado dos estudantes e lutará pela ampliação do ensino público, por mais investimentos e recursos para a assistência estudantil, entre outros pontos. Aqui, os estudantes e o DCE tiveram papel determinante para essa aprovação”.



Na UFRJ, o Reuni inclui a abertura de 3.462 vagas nos vestibulares, a contratação de 400 professores, por concurso público e com dedicação exclusiva, e abertura de concurso para mais de 1000 novos funcionários.



O Ministério do Planejamento já reservou dois bilhões exclusivamente para o Reuni.



Setores minoritários do movimento estudantil tentaram tumultuar a reunião do Conselho Universitário e chegaram a agredir alguns conselheiros.