Sem categoria

Record dá prêmio recorde, acua Globo e busca 'Tropa de Elite'

A disputa entre as TVs Globo e Record ganhou novos capítulos de tensão nesta semana. Um dos episódios que acirraram a briga foi um comunicado da Record: na terça-feira (16), a emissora anunciou que a quinta edição do Aprendiz – atração comandada

O valor é recorde para premiações televisivas e vai inflacionar o mercado. Chega a ser o dobro do que a concorrente Globo paga ao vencedor do também reality show Big Brother Brasil. Até a vinheta do novo Aprendiz esclarece a competição entre os canais pela audiência. Na peça publicitária, os R$ 2 milhões ''esmagam'' a clássica câmera-robô global, que aparece nas chamadas do BBB.


 


Além da novidade em termos financeiros, o vencedor do Aprendiz será sócio em uma das empresas de Justus, dono do grupo Newcomm. Diferentemente da edição anterior, os candidatos não serão avaliados por seus projetos de sociedade. O ganhador entrará como sócio de uma incubadora de negócios liderada pelo publicitário. A participação no novo negócio, entretanto, ainda será definida.


 


A quinta edição do programa sustenta expectativa de faturamento na casa dos R$ 115 milhões. O Aprendiz 5 – O Sócio tem previsão de ir ao ar em maio de 2008. As gravações começarão no início de fevereiro.


 


Cinema e TV


 


Globo e Record também travam um duelo pelos direitos de exibir o megassucesso Tropa de Elite na TV. A equipe do longa – que em apenas dez dias levou mais de 700 mil espectadores ao cinema – está engajada em conseguir patrocínio para viabilizar o projeto televisivo.


 


Especula-se que Globo, Record e HBO estariam na disputa para levar o conteúdo. A informação ainda é extra-oficial, embora o diretor José Padilha tenha confessado em entrevista ao Roda Vida, da TV Cultura, interesse em adaptar a história para o novo projeto. As emissoras, no entanto, não foram mencionadas por Padilha.


 


Já a decisão quanto ao formato do novo projeto e a emissora credenciada a exibir o programa deve ser anunciada em novembro. A adaptação de Tropa de Elite para TV não seria algo inédito para o cinema brasileiro. Cidade de Deus, filme dirigido por Fernando Meirelles, serviu de impulso para a criação de Cidade dos Homens, exibido pela Globo em 2005.