Conferência Municipal de Salvador acontece neste sábado, dia 20
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza a Conferência Municipal de Salvador, neste sábado (20/10), das 9h às 18h, no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA), no Barbalho. No evento será discutido o projeto polít
Publicado 19/10/2007 10:47 | Editado 04/03/2020 16:21
Para a Conferência de Salvador, delegados e delegadas foram eleitos em plenárias setoriais somando 430 comunistas. A Conferência definirá ainda uma chapa de vereadores para o próximo pleito proporcional de 2008, além de eleger a nova direção municipal da legenda na capital.
Para as próximas eleições, o PCdoB pretende apresentar candidaturas para prefeituras em 17 capitais e aproximadamente 400 municípios, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. Na Bahia, o partido vem crescendo nos últimos anos, estando presente de forma organizada em 364 municípios. As idéias defendidas pelo partido proporcionaram, nas últimas eleições, uma grande votação às candidaturas comunistas, possibilitando a eleição de dois representantes para a Câmara Federal e três para Assembléia Legislativa do Estado.
Este crescimento também é visível em Salvador, onde a legenda possui quatro vereadores: Aladilce Souza, Everaldo Augusto, Olívia Santana e Reginaldo Oliveira, que estão entre os mais combativos e atuantes na Câmara Municipal. O PCdoB está presente ainda de forma destacada nas lutas sindicais, estudantis, das mulheres, da juventude, anti-racista, no movimento comunitário de moradores e em vários movimentos sociais.
Diante de tal quadro e considerando o momento político, caracterizado pela derrota do carlismo com a eleição de Jacques Wagner para o Governo do Estado, bem como a atuação do PCdoB na cidade, a direção do Comitê Municipal acredita que é chegado o momento de pleitear uma candidatura própria ou a cabeça da chapa da frente política que reúna setores democráticos e de esquerda na disputa para a Prefeitura de Salvador em 2008.
O nome proposto para este desafio é o da vereadora Olívia Santana que obteve grande votação em Salvador nas últimas eleições . A proposta de apresentar uma mulher, negra e comunista para administrar Salvador é mais uma prova de ousadia da legenda.
Militante estudantil na década de 80, Olívia exerce o segundo mandato de vereadora na capital. É dirigente da União de Negros pela Igualdade (Unegro) e foi secretária de Educação e Cultura do município, tendo marcado a sua gestão com vitórias como a implantação da matrícula informatizada e do estudo da cultura afro-brasileira na rede pública de ensino. Candidata pela primeira vez à deputada federal nas últimas eleições, Olívia foi a terceira mais votada da esquerda na capital baiana, ficando atrás apenas de nomes que já concorreram várias vezes à Câmara Federal.
Programação da Conferência
9h – Abertura- leitura e aprovação do regimento interno
10h – Apresentação dos informes do Comitê Estadual e Municipal
11h – Abertura dos debates
12h – Encerramento do credenciamento para delegados eleitos e início da inscrição dos suplentes
13h – Intervalo para almoço e encerramento do cedenciamento dos suplentes.
14h – Continuidade dos debates e abertura do processo de votação para eleição da direção do Comitê Municipal e delegação à Conferência Estadual
16h – Encerramento da votação do relatório com as emendas vindas do plenário
17h – Votação das emendas e início da apuração
De Salvador
Eliane Costa