Indústrias vão usar biodiesel como energia
O dep. Federal Osmar Júnior (PCdoB/PI) destacou-se esta semana, nos meios políticos de Brasília, por conta da aprovação pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da qual é um destacado integrante, da proposta para que
Publicado 08/11/2007 12:45 | Editado 04/03/2020 17:02
Numa outra linha de ação, mas de grande efeito econômico e social, foi a intervenção do parlamentar piauiense pela inclusão do Piauí no Programa do VEP (Valor de Escoamento de Produtos). O VEP é um mecanismo que permite escoar o arroz de uma região que esteja abastecida, para uma que não tenha arroz em estoque. Assim, o estado passa a receber a remoção de estoque regulador do arroz in natura para abastecer as indústrias, sem sofrer qualquer dano em função da estiagem ou do desequilíbrio fiscal gerado pelos incentivos dados à concorrência dos outros estados. E o que o melhor:o produto terá uma redução de 15% do seu valor, significando mais arroz na mesa do consumidor por um preço reduzido.
Além disso, a medida trará pontos positivos para o mercado consumidor piauiense, como a garantia de funcionamento das indústrias locais, mantendo os empregos existentes no setor. Os comerciantes, principalmente os que têm pouca capilaridade, terão a garantia de estoques, tirando o arroz das mãos dos especuladores, que aumentam os preços e dificultam as transações comerciais.
Conforme o diretor comercial do Irga, Rubens Silveira, o Estado é o único brasileiro com estoques de arroz de qualidade suficientes para abastecer as indústrias do centro do País, especialmente Mato Grosso, Piauí, Goiás, Tocantins e Maranhão. Além de valorizar o produto, os leilões vão ajudar a liberar armazéns para a próxima safra. Nesta semana, o setor arrozeiro reuniu-se com a Conab e com a Secretaria de Política Agrícola para negociar os pregões.
Com assessoria