PCdoB do Amapá prepara sua 7ª conferencia destacando números


  Com a realização de um ato político hoje no inicio da noite, estaremos dando inicio a plenária final da 7ª Conferencia Estadual do PCdoB, que este ano traz como titulo “O PCdoB mais forte e mais influente mos rumos do Estado do Amapá.” Est


  O PCdoB no Amapá começa a dialogar de forma mais aberta com a sociedade e aumenta seu protagonismo, sem perder de vista as suas características de partido revolucionário, orientado pela teoria marxista, elemento fundamental para o desenvolvimento da luta anti-capitalista no Brasil.


 


 


 


 


Com os olhos voltados para o futuro, o PCdoB se prepara para o crescimento de sua influencia no Amapá. Ainda que seja considerado um estado periférico do ponto de vista geográfico, de sua pouca importância político-economica, poderá ser uma esperança quanto ao seu potencial mineral e sua biodiversidade.


 


 


A implementação da Área de Livre Comercio de Macapá e Santana tem uma grande importância para o crescimento mercantil e econômico da região. O estabelecimento de incentivos fiscais em Macapá e em Santana serão aliados de peso na reestruturação econômica de toda a região Norte. Neste contexto, os comunistas amapaenses tem contribuído e lutam para contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Estado.


 


 


È nesse ambiente que se realiza neste fim de semana a maior conferencia da história do Partido no Amapá. Já estão confirmadas as presenças do Governador Waldez Góes (PDT), do Senador Gilvam Borges (PMDB), do Prefeito de Macapá João Henrique (PT), do pré-candidato a prefeitura de Macapá pelo PCdoB Evandro Milhomen, do camarada Ricardo Abreu (Alemão) representando o Comitê Central do Partido, de lideranças da CONAN, UNE, UJS, UBM, GLBT e da CUT.


 


 


A 7ª Conferencia Estadual do PCdoB será a maior da historia do Partido no Amapá, contará com a participação de aproximadamente 200 delegados, ou seja, reunimos 1.000 militantes do partido na base para discussão dos documentos apresentados pela direção do Partido para o debate.


 



Um partido que cresce


 


 


Importantes filiações estão ocorrendo em todo estado, inúmeros comitês novos estão sendo estruturados, novas frentes de atuação – como a de atuação institucional, GLBT e Afros-descendentes, estão se fortalecendo.


 


 


O partido está organizado em 15 dos 16 municípios do estado, realizou 12 conferencias municipais. Ampliamos em relação a 6ª conferencia para 9 municípios, aumento de 66 % em relação à conferencia passada. Em 3 estamos organizados em comitês provisórios.   


 


 


Foi ampla a participação das mulheres neste processo, chegando ao seu final com 50% de delegadas eleitas em Macapá e Santana.


 


Foram filiados ao Partido mais 3 vereadores, 2 em Poro Grande e 1 m Cutias do Araguari, o Vice-prefeito de Macapá, um secretário de Estado, o de Afros-descendentes, 3 secretários municipais Educação e Cultura em Vitória do Jarí e o Secretário de Administração de Tartarugalzinho. Além destes filiamos também uma Defensora Publica, um Oficial de Justiça, um grupo de professores de Mazagão e Oiapoque, entre outros. O ano d 27 foi um ano de crescimento qualitativo do partido.


 


 


No Estado Contamos atualmente com 2.549 filiados. O único município onde não temos nenhum filiado é em Pracuuba. Da ultima conferencia pra cá foram 309 novas filiações, um aumento de apenas 11,96%, o que demonstra o caráter qualitativo deste crescimento.


 


 


Em relação a nominata apresentada em 2005, continha 20% de mulheres em sua composição, a atual ampliou esta participação para 30%. Tal crescimento tem como justificativa dois aspectos – o investimento do partido no trabalho entre as mulheres e a resolução da 1ª conferencia sobre a questão da mulher.


 


 


No geral a nominata apresentada para a conferencia demonstra um grau de renovação de mais de 50%, seno que Macapá pela importância política possui mais de 60% dos indicados ao comitê estadual.


 


A eleição do federal


 


 


O grande feito direção cessante, sem duvida alguma foi o seu desempenho nas eleições de 2006 quando pela primeira vez conseguimos eleger um deputado federal no estado, mesmo na reelegendo a sua estadual. Num cenário adverso, onde o partido nacionalmente elegeu 13 deputados federais, eleger um deputado neste porte, em um estado pequeno e da região norte do pais onde impera o curral eleitoral e o poder econômico na disputa é um grande feito.


 


Boa esperança na luta de massas


 


 


Temos presença no sindicato dos professores do estado, mas já fomos a segunda força. Participamos da direção estadual da CUT.A grande vitória este anos foi a conquista da delegacia sindical do Sindicato dos Bancários PA/AP nas eleições deste ano.


 


 


Outra área importante é no sindicato da industria da construção civil e do mobiliário do vale do Jarí. Nossa atuação neste sindicato representa uma trincheira de luta contra patrões que exploram os trabalhadores pagando baixos salários.


 


 


Temos participado dos congressos da UJS, UM e UBES com bancadas estaduais representativas e quase sempre cumprindo as metas estabelecidas nacionalmente. No ultimo período mesmo sem um acompanhamento sistemático, temos aumentado nossa presença no movimento universitário. Disputamos e ganhamos 8 eleições de Centro Acadêmicos das faculdades: IMMES, FAMA, UNIFAP e UEAP e avançamos para a construção de diretórios Centrais em faculdades particulares.


 


 


Na luta das mulheres a UBM procurou encaminhar algumas ações: O projeto de criação das Coordenadorias de Mulheres em Macapá e Santana; criou o núcleo da UBM de Laranjal do Jarí, fez parcerias com a secretaria de políticas para a Mulher; foi assegurada e renovada a nossa presença no conselho estadual dos direitos da mulher.


 


 


Entretanto a boa novidade é a nossa intervenção no movimento GLBT. É uma frente que emergiu este ano dentro do PCdoB através da AGEAP e está conseguindo se consolidar. Tem realizado inúmeras atividades: Seminário de Segurança Publica; seminário sobre diversidade; discussão através da SIMS para a criação da câmara setorial de GLBT e de uma coordenadoria estadual. Organizou a Parada do Orgulho Gay que mobilizou aproximadamente 15 mil pessoas em Macapá.


 


 


Também tem sido boa nossa atuação no movimento comunitário. A vitória maior se deu com a criação do conselho das cidades, onde das 10 vagas dos movimentos populares, garantimos 7, além de 7 suplentes distribuídos entre a UECSA, UBM, PESCAP, CONAN.


 


Projeto eleitoral arrojado


 


 


Fruto de grande debate e demonstração clara de maturidade política, nosso projeto eleitoral é ousado. Nossa grande tarefa em 2008 é lançar candidaturas viáveis a prefeituras de municípios onde o partido tenha representatividade política e social com o objetivo claro de aumentar a influencia do partido, projetar novas lideranças, isso sem perder de vista que nosso esforço principal deve ser o projeto da capital onde lançaremos o deputado Evandro Milhomen a prefeitura de Macapá.


 


 


Também lançaremos outros 3 candidatos a prefeitos em municípios importantes. Em Porto Grande o vereador Antonio de Sousa Pereira(Tonho do Matapi) está bem cotado. Em seu segundo mandato, oi o vereador mais votado e 2004 além de ser considerado o vereador mais atuante  Porto Grande.  Outro que está bem cotado para vencer é Raimundo Apostolo, que é uma grande liderança do município onde está instalada a empresa MPBA de exploração mineral. E por fim, temos o candidato Erivan Gomes, que é professor e Oficial de Justiça do município de Laranjal do Jarí e que também aparece bem cotado entres os re candidatos deste município.


 


 


Temos como desafio também a ampliação de nossa bancada de vereadores no Estado, atualmente contamos com 4 vereadores: Ney Montes, de Santana, Raimundo Sosinho e Tonho do Matapi em Porto Grande e Raimundo Amanajás em Cutias. Nossa meta é no mínimo triplicar o numero de vereadores com destaque para a necessidade da eleição de um vereador na capital. Para isso lançaremos candidatos em todos os municípios onde o partido já está organizado.


 


 


Nossa conferencia traz como titulo “O PCdoB mais forte e mais influente nos rumos do Estado do Amapá”, porém a centralidade da nossa tática só se concretizará plenamente se compreendermos que dela depende o efetivo êxito de nosso projeto eleitoral, por isso nossa principal tarefa deve ser a de lutarmos unidos para transformar em realidade este projeto integralmente.         


 


De Macapá


Luiz Pingarilho, Presidente do Comite Estadual