Semana da consciência negra terá várias atividades em Salvador

Na semana dedicada à consciência negra, Salvador, a maior cidade negra fora da África, rende homenagens a Zumbi dos Palmares e discute políticas de inclusão dos afros descendentes. As atividades incluem marchas de protesto contra o preconceito e a intoler

As comemorações da semana da consciência negra começaram hoje, (19/11), com uma sessão especial na Câmara Municipal  de Salvador. Durante o encontro, vereadores e convidados discutiram o decreto presidencial 4.887/03, que determina a identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos e lhes assegura o direito a posse da terra.


 


A sessão foi proposta pela vereadora Olívia Santana, uma militante da luta anti-racista. A comunista tomou para si esta batalha, por verificar que em algumas comunidades existem conflitos de interesses. “Muitas terras remanescentes de quilombos se tornaram alvo de especulação, por terem tido uma grande valorização imobiliária e as construtoras e empresas do ramo especulam formas de expulsar os quilombolas e se apropriarem das suas terras”, declarou Olívia Santana justificando a iniciativa .



 


Caminhadas e palestras


 


Hoje, Dia Nacional da Consciência Negra, acontecem várias atividades na cidade.
A 28ª Marcha Zumbi dos Palmares tem concentração a partir das 15h e segue do Campo Grande até a Praça Municipal. Com o tema “Extermínio Não! Vida, Terra, Moradia, Emprego, Sim!“, a Coordenação Nacional das Entidades Negras (Conen) pretende denunciar os altos índices de desemprego e  mortalidade entre os jovens negros em Salvador. São eles, as principais vítimas da violência e da falta de oportunidades.


 


O Fórum de Entidades Negras da Bahia também organizou uma manifestação no Centro da cidade para amanhã. A 7ª Caminhada da Liberdade sairá às 16h do bairro Curuzu e se encerrará no Pelourinho. O protesto pretende reunir várias entidades do movimento negro para denunciar  a realidade da população afro-brasileira nas diversas esferas da sociedade. “Povo Negro no Poder, Reparação Já” será o tema da caminhada que conta com a participação dos blocos afros Ilê Aiyê, Male Debalê, Cortejo Afro, Muzenza, Okambi, Os Negões entre outros.


 


As atividades incluem ainda um ciclo de palestras na Biblioteca Central dos Barris, sempre às 15h, abordando temas como a história de Zumbi dos Palmares no dia 21, a violência racial e discriminação na Bahia contra a população negra, dia 22, além do espetáculo Boiada Multicor no dia 23.  Também na sexta-feira, acontece o Colóquio Milton Santos – Educação, Comunicação e Globalitarismo, a partir das 8h, no Instituto Anísio Teixeira, na Avenida Paralela.


 


De Salvador,
Eliane Costa