Faleceu a ex-deputada Heloneida Studart
A ex-deputada e diretora do Centro Cultural da Alerj, Heloneida Studart (PT), morreu na manhã desta segunda-feira (3), às 9h, na Casa de Saúde São José, na zona Sul do Rio. Segundo familiares, Heloneida, que havia sido submetida a uma cirurgia no coraç
Publicado 03/12/2007 20:04 | Editado 04/03/2020 17:05
O velório ocorreu nesta tarde na Alerj. O PCdoB, que prestou as últimas homenagens à companheira, foi representado pela presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, o deputado federal Edmilson Valentim e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Niterói, Jandira Feghali. Segundo Ana, o movimento democrático e progressista perdeu uma grande mulher, que sempre lutou em defesa dos direitos da mulher.
Jornalista, escritora, política, feminista e mãe, Heloneida exerceu seis mandatos na Alerj, dedicando-se primordialmente à luta pelos direitos da mulher. Durante a Assembléia Constituinte, Heloneida participou do chamado “lobby do batom”, para inclusão de direitos trabalhistas específicos para mulheres, como a licença-maternidade de 120 dias. Também foi autora da lei 2648 que garantiu o exame de DNA para mães de baixa renda.
Este ano, Heloneida foi nomeada diretora do Centro Cultural e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho, da Alerj. Heloneida nasceu em Fortaleza, Ceará, no dia 9 de abril de 1932. Em 2005, foi uma das indicadas ao Prêmio Nobel da Paz.