Convênios entre Governo do Estado e Funasa priorizam assentamentos

Na manhã desta sexta-feira (28/12), o governador Cid Gomes e o presidente da Funasa, Danilo Forte, assinaram um total de três convênios nas áreas de saneamento básico e ambiental. As ações priorizam os assentamentos rurais no Ceará e totalizam R$ 14 milhõ

A solenidade ocorreu no auditório do Palácio Iracema com as presenças do vice-governador, Francisco Pinheiro, do secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, do adjunto da pasta das Cidades, Jurandir Santiago, do senador Inácio Arruda, dos deputados Guimarães e Antônio Granja e do presidente da Aprece, João Dilmar.


 



Segundo Cid Gomes, as ações dos convênios incluem: a execução de projetos de abastecimento e kits sanitários em assentamentos; a elaboração de projetos para abastecimento d'água e esgotamento sanitário nos municípios da bacia do Jaguaribe; estudos no Cariri sobre a poluição dos rios e o rebaixamento das fontes da região; e apresentação de estudo no intuito de viabilizar recursos para projetos nos rios Maranguapinho e Cocó. O projeto, com recursos do PAC, prevê a urbanização na área da grande Fortaleza e região metropolitana, incluindo a remoção de 23 mil famílias moradores das áreas de risco.


 



Na ocasião Danilo Forte confirmou que 70% das internações hospitalares estão diretamente relacionadas à falta de saneamento básico nos municípios. Ele explicou que na assinatura dos convênios o primeiro refere-se a investimentos na área de saneamento rural com abastecimento de água e esgotamento e melhorias sanitárias domiciliares. A ação beneficia cerca de 3.950 famílias em 33 municípios. O segundo diz respeito à elaboração de projetos técnicos de saneamento nas bacias receptoras de integração com o Rio São Francisco para 24 municípios, com ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário. E o terceiro convênio se destina ao plano de gestão integrada das respectivas obras para a formalização de consórcios públicos (termo de cooperação técnica).”A Funasa é um instrumento de luta para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse.


 



Os municípios beneficiados para as ações de saneamento rural serão: Aiuaba, Apuiarés, Arneiroz, Banabuiú, Catunda, Choró, Crateús, Ibaretama, Ipu, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Paracuru, Parambu, Pedra Branca, Pentecoste, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Solonópole, Tamboril, Tauá, Tejuçuoca, Trairi e Umirim.



Para os convênios das bacias receptoras de integração do Rio São Francisco os municípios atendidos serão: Abaiara, Alto Santo, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Cedro, Ipaumirim, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jardim, Jati, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Orós, Penaforte, Porteiras, Quixelô e Umari.


 



Fonte: Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado