Rio, Maricá e Friburgo receberão o FSM 2008

Além do Rio, as cidades de Maricá e Nova Friburgo também receberão eventos e debates do Fórum Social Mundial (FSM), no próximo sábado (26). No Brasil haverá eventos em, pelo menos, 19 cidades. Na capital carioca, o FSM será no Aterro do Flamengo, onde

Na capital, a partir das 10hs, o evento político-cultural que marca o Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial, recebeu o nome de Rio Com Vida. Serão sete tendas e quatro palcos armados. Haverá debates, apresentações culturais, teatrais, artes cênicas, musicais, leitura de poemas, cinema, além de feira de alimentos e de economia solidária. O show de Martinho da Vila começa às 19hs, com entrada franca.



O Rio Com Vida recebeu 1.100 inscrições para apresentações, exposição e produção cultural. Os palcos de música foram divididos entre pop/reggae, samba/regional e hip-hop. As tendas, com cerca de 100 metros quadrados cada, receberão teatro, dança e cinema. Cerca de 40 pessoas vão trabalhar na organização do evento, além de 200 seguranças. A maioria dos inscritos é de jovens, 95% tem até 24 anos.



Maricá e Friburgo



Em Maricá, o FSM 2008 promoverá, a partir das 9hs, um debate sobre disputas de terra na cidade. A partir das 17hs terá show com as bandas Custodinha e Cidadão Free. Em Nova Friburgo, debates e encontros sobre “água, fonte da vida”.



Perfil



Em pesquisas feitas com participantes dos fóruns anteriores ficou constatado que o FSM tem perfil jovem. Entre 56% (Mali) e 70% (Porto Alegre) tinham até 35 anos de idade. Outro destaque foi o alto grau de escolaridade. Entre 73% (Porto Alegre) e 81% (Quênia) possuíam o curso superior completo (com percentagens significativas de mestrados e doutorados) ou em curso.



Nos encontros centrais a maioria de participantes era do próprio país ou de países vizinhos. Entre 69% (Quênia) e 92% (Venezuela) eram do país sede ou vizinhos. Segundo os organizadores, esses dados demonstram a necessidade de pulverizar a experiência do FSM. Neste ano, acontecerão eventos e manifestações em, pelo menos, 72 países.