Piracuruca comemora a Independência do Brasil
A noite de terça-feira, 22, na cidade de Piracuruca, foi marcada por solenidade cívico militar, em comemoração à luta pela independência do Brasil, com os levantes ocorridos contra as tropas de Fidié, defensor da Coroa Portuguesa. O município foi palco, e
Publicado 24/01/2008 12:18 | Editado 04/03/2020 17:02
Toda a história do levante ocorrido em Piracuruca foi relatada com riqueza de detalhes aos que participaram da solenidade, pelo historiador e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Fonseca Neto, logo após o reconhecimento as honras militares feita pelo 2° Batalhão da Polícia Militar do Piauí ao governador Wellington Dias.
Em seu discurso de reconhecimento da história do povo do Piauí, o governador acompanhado de várias autoridades políticas, civis e militares que se encontravam no evento destacou: “Hoje é uma alegria para nós comemorarmos também em Piracuruca, o aniversário de adesão do Piauí à Independência do Brasil, numa passagem importante aqui na cidade”, disse o governador, que através de um documento assinado no dia 19 de outubro de 2007, decretou o município e o declarou integrante do processo de Independência do Brasil, a exemplo de Oeiras e Campo Maior.
Homenageados com a Comenda Mérito Renascença
Entre os homenageados estão Aurino Almeida Vieira, Adelaide Vieira de Brito, Cid Mendes de Resende Filho, Edvaldo Santos e Silva, Francisco Edson Vitoriano da Silva, Gonçalo Rodrigues Magalhães, José de Morais Brito, José Joaquim de Carvalho, José Ribamar da Silva (Roberto Muller), Manoel Francisco Cerqueira, Maria do Carmo Fortes de Brito, Maria Elizabete Bezerra de Melo, Maria Haidée de Carvalho Sousa, Paulo Roberto Bezerra de Oliveira, Paulo Viana da Silva, Raimunda Antônia Pires Fontenele, Raimundo Vieira de Brito (Raimundo Louro), Raimundo Carlos da Costa, Samuel Paulino Souza Filho, Valter César de Brito, Hugo de Brito Machado, José Carlos Alonso Gonçalves, Sérgio Moura Lopes.
Haidée de Carvalho Sousa disse que a homenagem é considerada de grande importância. “Fiquei até surpresa quando fui comunicada que iria receber, porque eu pessoalmente acho que não estou a altura de uma medalha como esta. Mas estou muito feliz”, disse Haidée, que desenvolve trabalhos sociais no município de forma voluntária há vários anos. “Tivemos por 12 anos uma escola filantrópica, depois fundamos a Associação das Mulheres Amigas das Pessoas com Deficiência em Piracuruca e fundamos a Apae do município e a escola especial Liliane de Carvalho Sousa, que é uma escola que a Apae mantém.”
Outro homenageado foi Manoel Francisco Cerqueira, 94 anos. “Ele foi o primeiro farmacêutico, e atendeu diuturnamente por 50 anos, trouxe a Maternidade, trouxe o Lions Clube, o Rotary, criou o Grêmio Recreativo e outros projetos para a cidade.”
O governador participou de missa em ação de Graça e de um culto pela passagem dos 185 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil. A noite ele assistiu uma solenidade cultural, organizada pela Fundac – Fundação Cultural do Piauí.