Feira do Sebo volta à Praça do Ferreira

Ambulantes, pedestres, vendedores, aposentados, todo mundo passa na Praça do Ferreira. Todo dia é grande o movimento no coração do Centro de Fortaleza. Mas a última semana dos três últimos meses mexeu com o dia-a-dia daquelas pessoas. A vistosa estrutura

A primeira Feira do ano já chega com um tema que é a cara do Ceará: a literatura de cordel. “O cordel é naquilo que a gente tem de nordestinidade, é a nossa marca. Faz parte da nossa raiz, da nossa história, tem a ver com identidade cultural”, justifica o coordenador de Políticas de Livro e de Acervo da Secretaria de Cultura do Estado Jorge Piero. A literatura popular vai guiar a programação na praça: as palestras, as exposições e os shows serão voltados para esse universo.


 


 


 


A abertura, neste domingo, 27, será com uma exposição de livros raros de cordel, todos integrantes do acervo do colecionador Klevisson Viana, também cordelista e palestrante da terça-feira. Da segunda à quinta, dia do encerramento, haverá um conjunto de conversas sobre o tema acontecendo sempre às 15h. Ao fim da tarde, às 17h, artistas ligados ao tema se apresentam no palco: na segunda, a cantoria de Geraldo Amâncio e Zé Maria; na terça, os emboladores Beija-flor e Vem-vem. Para a quarta-feira, os cordelistas envolvidos homenageiam a arte do cordel, e, no último dia, será promovido um recital.


 


 


Mas não é só de cordel que vive o cearense. Os títulos à venda contemplam todos os gêneros, desde a literatura infantil à acadêmica. “E o mais importante disso é que o livro é vendido por até R$10. É uma oportunidade de democratizar o livro e fazer com que as pessoas se aproximem e passem a vivenciar essa realidade”, afirma Piero. Segundo ele, as ações voltadas para o livro e a leitura são uma das prioridades da atual gestão da Secult: “nós acreditamos no impacto da inserção do livro na vida das pessoas. Estamos informatizando as bibliotecas, modernizando acervos e implementando novas salas. Dentro disso, a Feira é uma ação que vai levar à I Feira Regional do Livro, a ser realizada em Sobral, e, posteriormente, à Bienal Internacional do Livro, auxiliando no crescimento intelectual”, explica.


 


 


A programação é toda aberta ao público, que comparece à Feira do Sebo mesmo sem saber. “Estamos entrando no calendário da cidade, mas não deixa de ser uma circunstância. Está acontecendo uma movimentação, e as pessoas param, vão olhar. Com a ajuda da mídia, a gente está conseguindo fixar na cabeça delas que no final do mês sempre tem esse encontro com a literatura”, acredita.


 



A Feira do Sebo do Ceará é uma ação cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), realizado pelo do Centro Cultural Adolfo Caminha (CCAA) e pela Associação Brasileira de Bibliófilos (ABBi).



 


 


IV Feira do Sebo do Ceará. Abertura neste domingo, 27, a partir das 8h. Toda a programação acontece das 8h às 18h, com palestras às 15h e apresentações culturais às 17h. Grátis.



 


 


Fonte: O Povo