Sem categoria

Com candidatura própria, PCdoB deixa administração de Manaus

Autonomia e independência. Foi com esse discurso que a direção estadual do PCdoB amazonense anunciou que deixaria a Prefeitura de Manaus, dirigida pelo PSB, a partir desta segunda-feira (18). ''Temos candidata à prefeitura. Não podíamos continua

A direção do PCdoB referendou o nome da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) para a disputa do pleito municipal. A decisão foi tomada em dois momentos: durante a reunião do Comitê Estadual do partido e na conferência municipal, ambas realizadas no último fim de semana.


 



Entre os cargos que o PCdoB ocupa na prefeitura de Manaus estão a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec) e a presidência do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU). O titular da Semdec, Antônio Carlos Marques, o Brabo, precisa deixar a secretaria por uma questão partidária. Ele foi eleito o novo presidente do Comitê Municipal e, de acordo com o estatuto do PCdoB, não se pode assumir a direção do partido ocupando-se um cargo de confiança no governo.


 


Já o vereador Marcelo Ramos, que está à frente do IMTU, deve ficar na prefeitura até o início de abril, quando expira o prazo legal para a desincompatibilização com o cargo. ''Ele só sai antes dessa data se o prefeito quiser'', avisou Levino.
Pouco mais de 120 comunistas estão ocupando cargos na esfera do município. De acordo com o presidente da legenda, desse total, apenas 20 são cargos de confiança.


 


Embora a decisão seja de abandonar a administração de Serafim Corrêa, Levino fez questão de dizer que o PCdoB não vai se comportar como oposição. ''Mas sim com independência e autonomia. Queremos mostrar que também somos capazes de administrar uma cidade. Estamos livres para apontar solução para os problemas de Manaus'', disse.


 


Histórico


 


O PCdoB ajuda na administração municipal desde 2005, quando Serafim Corrêa assumiu a prefeitura de Manaus. Em 2004, a deputada Vanessa foi candidata mas ficou em terceiro lugar nas eleições. Num segundo turno entre Serafim e Amazonino Mendes (ex-PFL, atual PTB), o partido decidiu seguir com o candidato do PSB.


 


De Manaus,
Mariane Cruz