MCC – Camponeses realizam 10º Encontro Estadual em Rondônia
Começa nesta sexta-feira (22) e termina na segunda (25) o 10º Encontro Estadual do Movimento Camponês Corumbiara (MCC). Com a perspectiva de reunir 300 trabalhadores, o evento será realizado na Secretaria do MCC, à rua Mané Garrincha, 2867, bairro Soc
Publicado 20/02/2008 20:22 | Editado 04/03/2020 17:13
O evento contará com a presença de autoridades ligadas à Ouvidoria Agrária Nacional, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), CTB (Central dos Trabalhadores do Brasil) e PCdoB (Partido Comunista do Brasil), entre outros.
Segundo o presidente do MCC, Adelino Ramos, o Dinho, “a participação de cada um será primordial para a construção de novas propostas que venham de encontro às necessidades e o fazer comum a todos os companheiros”. Dinho afirma, ainda, que a luta principal do MCC consiste em agir contra as ilegalidades no campo. “Uma luta justa e pacífica que busca a dignidade do trabalhador rural. Essa é a metodologia do nosso movimento”, pondera.
A abertura do encontro será às 9h desta sexta, com a formação da mesa e a apresentação das autoridades presentes. Logo em seguida, começam as exposições dos convidados e apresentações temáticas. Às 13h do primeiro dia de encontro ocorrerá o balanço das atividades no ano passado, com destaque ao apoio de algumas entidades públicas e privadas – governamentais e não governamentais – e a falta de acompanhamento dos parlamentares rondonienses à questão agrária.
As discussões prosseguem, nos outros dias, com temas como: A Questão Agrária e Fundiária e Ambiental; A situação das mulheres no Campo; Avaliação do Projeto de Reforma Agrária do Governo Lula; Avaliação dos Conflitos Agrários no Brasil e no Estado de Rondônia, Debate da análise de conjuntura, dentre outros.
Da assessoria.