Exame reprova desempenho de ''quase todos'' os estudantes de SP em matemática
Em mais uma demonstração da precaridade do ensino público estadual, o Saresp, exame aplicado pela secretaria de Educação de São Paulo, revelou que mais de 80% dos estudantes têm desempenho abaixo do previsto pelo próprio governo na disciplina Matemátic
Publicado 14/03/2008 17:22 | Editado 04/03/2020 17:19
A reprovação de 80% leva em conta os alunos da 4ª série, mas a situação é ainda mais drástica. Entre os estudantes da 8ª série e os do 3º ano do ensino médio, os reprovados chegam a quase totalidade dos avaliados: 94,6% e 95,7%, respectivamente.
Para Arthur Herculano, presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas,''é mais uma prova de que o governo do estado trata muito mal a educação e os estudantes, como podemos ver também pelo jornal implementado agora para substituir o livro didático. Esses números mostram que existe um problema estrutural na educação em São Paulo, que não contempla sequer critérios ténicos quanto mais outros aspectos, como o democrático, por exemplo. A falta de estrutura, as salas superlotadas, a desvalorização dos professores e os seguidos anos de sucateamento estão fazendo do ensino público do estado uma verdadeira piada de mau-gosto''.
Contrariando o bom senso, a Secretaria Estadual de Educação comemora os avanços obtidos na disciplina de língua portuguesa, sob a alegação de que o desde o período Covas (1996) a ênfase do ensino é para escrita e leitura.
O detalhe é que o desempenho em português, em que pese a melhora, é também abaixo da crítica. Na 4ª série, quase 60% dos alunos estão em nível de aprendizagem abaixo do adequado, enquanto na 8ª série esse índice beira os 70%. Para coroar a ''melhora'', 78,8% dos estudantes do 3º ano avaliados estão em defasagem em reação ao esperado pelo governo.
Fernando Borgonovi, com agências