Sem categoria

Educação universitária no Brasil passa por revolução, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta manhã, em seu programa de rádio semanal “Café com o Presidente”, que a educação universitária no Brasil está passando por uma pequena revolução.

Na semana passada, 53 reitores das universidades federais estiveram em Brasília para aderir ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que tem como objetivo incluir 100 mil novos alunos nas universidades federais. “Nós queremos ampliar o acesso à educação superior”, enfatizou Lula.


 


O presidente destacou também a importância do Prouni (Programa Universidade para Todos), que nesse ano será responsável pela formação de 60 mil alunos. Atualmente, a iniciativa atende a 310 mil estudantes. A expectativa é beneficiar 400 mil alunos até 2010. ” Investir em educação é o mais importante investimento que o Estado possa fazer”, disse Lula.


 


Quando questionado em relação aos outro níveis de educação, o presidente lembrou que em 2007 foi lançado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Esse programa estabeleceu quarenta ações, desde a construção de creches até bolsas de pós-doutorado, sendo a ênfase do projeto a qualidade da educação básica.


 


De acordo com Lula, outra medida para o setor de educação será a criação de 214 escolas técnicas de ensino profissional a partir desse ano. A expectativa é que as obras dessas novas escolas estejam prontas ainda em 2010.


 



Veja, abaixo, a íntegra do programa:


 



Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou o Luciano Seixas e este é o programa de rádio do presidente Lula. Olá presidente. Como vai? Tudo bem?


Presidente: Tudo bem, Luciano.


 


Apresentador: Presidente, hoje vamos falar de educação. Na semana passada, 53 reitores das universidades federais estiveram em Brasília para aderir ao Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], não foi isso? Como está o ensino superior no nosso país?


 


Presidente: Olha, primeiro, Luciano, vamos falar do Reuni. Um fato inédito, extraordinário, foi a participação de 53 reitores concordando com a proposta do ministro da Educação e assinando um convênio do Reuni, que é o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. Na verdade, o que nós queremos com isso é ampliar o acesso à educação superior. O que é importante nisso é que nós vamos, a partir deste ano, colocar, aproximadamente, cem mil novos alunos nas universidades federais, sejam nos cursos noturnos, ou seja pelo fato de aumentar o número de alunos por professores de 12 para 18. Então, nós estamos fazendo uma pequena revolução na educação universitária no Brasil. Além disso, é importante a gente não perder de vista o que tem significado o Prouni [Programa Universidade para Todos] neste país. Este ano, possivelmente tenhamos sessenta mil alunos do Prouni formados. Ou seja, o que dá uma dimensão extraordinária do que foi o alcance de jovens da periferia chegando à universidade. O programa hoje atende a aproximadamente 310 mil estudante e no processo seletivo deste ano foram pré-selecionados mais cem mil estudantes pro Prouni. Significa que nós estamos dizendo o quê? Nós vamos ter quatrocentos mil alunos participando do Prouni até 2010 e vamos ter, até 2012, mais quatrocentos mil alunos entrando nas universidades federais. Significa quase que oitocentos mil alunos a mais. É uma coisa extraordinária, e eu penso que é o caminho para que quem vier depois de nós dê seqüência e o Brasil possa recuperar o tempo em que colocar dinheiro na educação era tido como gasto, e não como investimento. E nós, agora, queremos que as pessoas compreendam que investir em educação é o melhor, o mais importante investimento que o Estado possa fazer.


 


Apresentador: Você está ouvindo Café com o Presidente, e hoje falando sobre educação. Presidente, falamos um pouquinho sobre ensino superior. E os outros níveis de educação. Dá para fazer uma avaliação desses níveis também?


 


Presidente: Dá, porque nós fizemos coisas importantes. Nós não podemos esquecer que o ano passado nós lançamos o Plano de Desenvolvimento da Educação – o PDE. Esse plano estabeleceu quarenta ações que vão desde a construção de creches até as bolsas de pós-doutorado. Mas a ênfase do programa é a qualidade da educação básica. Nós tínhamos criado, antes ainda de 2005, o Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], uma demonstração viva do nosso compromisso em investir na educação básica, porque se as nossas crianças tiverem um bom ensino fundamental, significa que elas terão muito mais chance de disputar as vagas na época que tiverem que disputar um vestibular. É importante dizer que nós também criamos alguns programas na questão do ensino profissional nas escolas técnicas. Em 93 anos, foram criadas no Brasil 140 escolas técnicas. Até 2008, nós iremos criar mais 214, ou seja, nós vamos sair de 160 mil alunos que têm hoje para quinhentas mil vagas quando a gente tiver todas as escolas prontas em 2010. E essa é uma coisa importante, porque é qualificar o nosso jovem para um país que tem a sua economia crescendo, e que nós queremos que continue crescendo cada vez mais. Tudo isso, nós estamos fazendo, porque nós achamos que é o caminho pro Brasil se transformar numa grande nação do ponto de vista econômico, do ponto de vista do conhecimento, do ponto de vista de acreditarmos que a inteligência do nosso povo tem que ser provocada para que ela possa aflorar e tornar o Brasil um grande país também na questão da educação. Esse é um desejo, sabe, de um presidente da República. Mas muito mais do que um desejo de um presidente, é um desejo de um pai que sabe o sacrifício para educar cinco filhos e quer que o povo mais pobre tenha a oportunidade de colocar os seus filhos na escola.


 


Apresentador: Presidente Lula, muito obrigado. Até a semana que vem.


 


Presidente: Luciano, muito obrigado a você. E um aviso importante para nossos ouvintes. É importante que os nossos ouvintes nas cidades em que estão acontecendo escolas técnicas, nas cidades em que estão acontecendo a extensão universitária, porque ela também, vamos fazer, além de dez universidades federais novas, mais duas que foram aprovadas no Congresso agora, 48 extensões universitárias. É importante que as pessoas acompanhem a construção desse prédio. É importante porque nós acabamos agora de aprovar que vamos abrir concurso pra deixar, sabe, tudo preparado para que quando as escolas tiverem prontas a gente tenha os trabalhadores para trabalhar, os assistentes técnicos, e a gente tenha os educadores para trabalhar. Ou seja, a coisa está engatilhada, a coisa está andando. Agora, é trabalhar com mais afinco, com muito mais amor, para que a gente possa colher, sabe, os frutos que estamos plantando e, sobretudo, que o povo brasileiro possa fazer uma grande colheita nos próximos anos.


 


Apresentador: Obrigado, presidente.


 


Presidente: Obrigado a você, Luciano, e até a próxima segunda-feira.


 


Apresentador: O Programa Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira então. Até lá.