Mantega conversa com bancada do PT sobre reforma tributária
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa nesta terça-feira (18), de reunião com os 80 deputados do PT, na Câmara, para discutir a proposta de reforma tributária. Na semana passada, o ministro participou de debate sobre a reforma com a bancada do
Publicado 17/03/2008 15:37
Mantega tem se empenhado para chamar a atenção dos parlamentares e da imprensa para a tramitação da reforma tributária que se transformou na prioridade do governo para este semestre. O governoquer que a proposta seja votada, em dois turnos, no plenário da Câmara até junho – quando os deputados devem se afastar de Brasília para as campanhas eleitorais.
O problema é que a prioridade da oposição é restringir a edição de MPs. Se isso não ocorrer, será complicado votar a reforma tributária no Congresso sem a ajuda da oposição, porque a matéria – assim como a CPMF – demanda quorum constitucional de 3/5 dos votos para ser aprovada.
Em obstrução, o PSDB promete paralisar as votações de projetos e requerimentos nas comissões técnicas da Câmara e do Senado. A posição difere da do DEM, que afirma que não deixará de participar das votações nas comissões. A obstrução do Democratas alcançará apenas as votações das medidas provisórias que trancam as pautas do plenário das duas Casas.
De Brasília
Com agências