Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, assina adesão ao Reuni
Atendendo ao convite do ministro da Educação, Fernando Haddad, o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, esteve no dia 13, em Brasília, para assinar, representando os reitores das 57 universidades federais, o termo de adesão ao Programa de Apoio a Planos de
Publicado 17/03/2008 17:55 | Editado 04/03/2020 17:05
Além do reitor da UFRJ, também assinaram o documento o ministro da Educação e o secretário de Ensino Superior, Ronaldo Mota, em solenidade que aconteceu no Palácio do Planalto, na presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Diógenes Cione, reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, deputados e senadores entre outras autoridades.
Também na solenidade, foi assinado e encaminhado ao Congresso Nacional, pelo presidente da República, Projeto de Lei, em caráter de urgência, criando cargos efetivos e comissionados na esfera do Ministério da Educação, destinados às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). São 23.930 cargos públicos no âmbito das universidades federais. Desse total, 13.276 serão destinados a professores do Ensino Superior. Outros 10.654 serão preenchidos por técnico-administrativos em Educação.
Lançado em 24 de abril de 2007, o Reuni prevê o investimento de R$ 2 bilhões de reais ao longo dos próximos cinco anos em universidades que promovam melhorias de infra-estrutura, abram cursos e novas vagas, ampliem o acesso, permitam a permanência dos estudantes e garantam a qualidade do ensino.
Para garantir os recursos, as instituições devem, além de especificar seus planos de reestruturação e expansão, cumprir metas que se definem pela elevação para 90% da taxa de estudantes concluintes nos cursos presenciais de graduação e aumentem, para 18, o número de alunos por professor. Segundo dados do Ministério da Educação, hoje essa relação é de 12 estudantes por professor.
PRE na UFRJ
Para ser aprovado, o Plano de Reestruturação e Expansão (PRE) da UFRJ passou por um amplo processo de debate que envolveu a Administração Central, professores, técnicos-administrativos e estudantes nos meses de setembro e outubro de 2007.
As formulações e propostas contidas no PRE/UFRJ se orientam pela idéia de unir a universidade e levá-la às transformações que a contemporaneidade e a vida social do país demandam, renovando e fortalecendo os vínculos que a ligam à sociedade. A expansão e reestruturação da UFRJ deverá basear-se, conforme o PRE, na garantia de qualificação crescente e de renovação das atividades de Ensino de graduação e de pós-graduação, da Pesquisa e da Extensão, bem como pela retomada do projeto original de implantação da UFRJ em seu campus da Ilha da Cidade Universitária.