PCdoB tem mais de 20 plenárias marcadas para março e abril
O PCdoB iniciou no último dia 14 uma série de plenárias nacionais que serão realizadas até abril Brasil afora. A primeira capital a fazer a sua foi Macapá, com cerca de 250 participantes. A direção nacional espera reunir dezenas de milhares de pessoas
Publicado 19/03/2008 19:32
Ao pôr em discussão assuntos importantes da agenda dos comunistas, o PCdoB espera colocar em movimento a estrutura partidária, de maneira que todos os militantes e organizações tenham planos definidos de atuação para o ano de 2008. Para que o partido tenha sucesso nessa iniciativa, é preciso que os comitês municipais, com o apoio dos estaduais, trabalhem para mobilizar seus militantes e atrair simpatizantes e amigos do PCdoB para tais plenárias. E a maioria das capitais já marcou seus eventos. As próximas acontecem dia 27 de março, em Brasília e dia 28, em Fortaleza.
Em seguida, dia 29 de março, acontecem as plenárias de Manaus, São Paulo, Vitória, Salvador, Goiânia e Rio Branco e dia 31 é a vez de Belo Horizonte. Em abril, serão realizadas as de São Luis, no dia 3; de Porto Alegre, dia 4; de Cuiabá e do Rio de Janeiro, dia 5. Campo Grande fará a sua plenária no dia 6. Dia 11, acontecem as de João Pessoa e Porto Velho; dia 12 é a vez de Palmas e Belém e dia 14, a de Recife.
Segundo o comitê local, a plenária de Florianópolis deverá acontecer entre os dias 4 e 5 de abril. Faltam marcar suas plenárias os comitês de Boa Vista, Teresina, Aracaju e Maceió. As datas de todas as plenárias ainda podem sofrer mudanças.
Vitalidade
Na plenária de Natal, feita nesta terça-feira, 18, estiveram presentes cerca de 250 pessoas, entre elas lideranças políticas e dos movimentos sociais, 30 pré-candidatos a vereador, os pré-candidatos do PCdoB à prefeitura da capital potiguar, George Câmara e Justina Iva, e o presidente do PCdoB do Ceará, Carlos Augusto Diógenes, o “Patinhas”, representando o Comitê Central.
“O evento provou a vitalidade, amplitude e força que o PCdoB adquiriu na capital. Podemos agora discutir uma nominata própria de candidatos”, disse Fátima Viana, presidente do comitê de Natal. Para ela, o resultado de ontem foi reflexo do movimento de ampliação feito pelo PCdoB especialmente em 2007.
A plenária foi precedida por dez encontros em alguns dos principais bairros de Natal. Na do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, o PCdoB ganhou 17 novos filiados, entre eles uma pré-candidata a vereadora. “Para o dia 30 de março, já estão sendo preparadas plenárias nas nove cidades que compõem a região metropolitana de Natal”, disse Fátima.
A terça-feira também marcou a realização da plenária do PCdoB curitibano. Na capital do Paraná, cerca de 100 pessoas compareceram ao evento, que contou com a presença do secretário de Comunicação do PCdoB, Altamiro Borges.
A ênfase da plenária foram as seis reformas. “Temos de fazer a ligação da luta pelas reformas democráticas com as eleições de outubro”, disse Milton Alves, presidente estadual do PCdoB no Paraná. Segundo ele, o partido tem apresentado “uma agenda política para o Brasil, ampla e necessária, visando galvanizar as energias dos setores populares e democráticos”. Novas plenárias estão convocadas em diversas regiões do estado. A próxima ocorrerá no dia 29, em Londrina.
Em Macapá, onde o PCdoB tem 14 pré-candidatos à Câmara Municipal, a direção local aproveitou a plenária para apresentar aos participantes a pré-candidatura de Evandro Milhomem à prefeitura da capital. Para o presidente do comitê macapaense, Evandro Freitas Siqueira, a realização da plenária foi importante porque mobilizou a militância do partido. Acima de tudo, disse, o PCdoB está construindo um projeto alternativo para Macapá e está disposto a fazê-lo em conjunto com amplos setores da sociedade e com organizações políticas comprometidas com o desenvolvimento da cidade.
Da redação,
com a colaboração dos comitês estaduais