Brasil e Cuba firmam projeto de cooperação na área sanitária
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, e o diretor do Centro para o Controle Estatal da Qualidade dos Medicamentos de Cuba (Centro para el Control Estatal de Medicamentos-CECMED), Rafael Pérez
Publicado 31/03/2008 16:35
O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello, e o diretor do Centro para o Controle Estatal da Qualidade dos Medicamentos de Cuba (Centro para el Control Estatal de Medicamentos-CECMED), Rafael Pérez, assinam hoje o projeto de cooperação para o fortalecimento institucional em vigilância sanitária de medicamentos.
O Projeto de Cooperação para o Fortalecimento Institucional na Área de Vigilância Sanitária de Medicamentos envolve o intercâmbio de conhecimento nas áreas de Farmacoeconomia, Inspeção de Medicamentos, Bioequivalência, Pesquisa Clínica e combate à falsificação de medicamentos.
O documento dará continuidade à aproximação entre os dois países, iniciada em 2003, para o intercâmbio na área de saúde. Este ano, no mês de janeiro, o diretor-presidente da Anvisa, a convite do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, integrou a comitiva presidencial em uma visita a Cuba. Na oportunidade, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Celso Amorim, assinou o Ajuste Complementar com o governo cubano, por meio do qual assegurava a atuação da Anvisa no projeto de cooperação.
A comitiva de autoridades sanitárias de Cuba permanecerá no Brasil até 4 de abril, cumprindo a agenda de compromissos com a Anvisa. No último dia da visita, a delegação cubana fará uma visita ao centro de produção de vacinas de Biomanguinhos.
Fonte: InvestNews