Sem categoria

Guiomar Vidor é eleito presidente da CTB-RS

Emoção, disposição de luta e debates sobre unicidade sindical, democracia e compromisso de classe marcaram o encontro de fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Rio Grande do Sul – CTB-RS, que elegeu como presidente Guiomar

Vidor é presidente da Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul. Depois de um dia e meio de debates o encontro acabou na tarde da última sexta-feira (28) com sensação de dever cumprido pelos sindicalistas classistas. 


 


Para Vidor, o desafio da CTB no estado é o de mobilizar os trabalhadores do campo e da cidade na defesa de suas reivindicações e consolidar a CTB como uma central classista, democrática e de luta”.


 


O encontro debateu e se comprometeu com lutas nacionais dos trabalhadores como a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, fim do fator previdenciário, valorização do salário mínimo, desenvolvimento sustentável, reforma tributária e reforma agrária. Na questão estadual a CTB assumiu como desafio lutar pela valorização do piso regional, enfrentamento às políticas de privatização do governo Yeda, assim como a defesa da Universidade Estadual, valorização da agricultura familiar, entre outras.


 


Neste último dia os debates foram sobre a economia e desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul com o professor e secretario de formação do PCdoB/RS, Fernando Niedensberg, redução da jornada de trabalho e fim do fator previdenciário, com o senador Paulo Paim (PT/RS), reforma agrária e agricultura familiar, com o deputado estadual e sindicalista, Heitor Schuch (PSB), e as mulheres trabalhadoras, com Abgail Pereira, da Secretaria da Mulher da CTB Nacional, e Lerida Pavanello, eleita Secretária Estadual da Mulher da CTB RS.  


 


Depois de defender com muita convicção a necessidade da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim do fator previdenciário, o senador, Paulo Paim, elogiou a CTB. “A fundação da CTB vem somar no rumo da construção social onde todos têm direitos iguais, combatendo a discriminação e mostrando que homens e mulheres são bem-vindos”, disse Paim. “A CTB preenche espaço mais que necessário no movimento sindical brasileiro”, completou o senador. 


 


O deputado estadual e sindicalista, Heitor Shuch (PSB), defendeu a necessidade urgente de valorização da agricultura familiar e da reforma agrária no Brasil. “As vezes as pessoas esquecem que a comida do almoço e do jantar foi produzido por um agricultor com muita dificuldade”, alertou.


 


As mulheres trabalhadoras levantaram a participação das mulheres nas lutas sociais no decorrer da história. E que a CTB terá espaço de participação das mulheres que lado a lado com os homens querem uma sociedade mais justa e igualitária.


 


Lerida Pavanello falou das dificuldades das trabalhadoras rurais e da conquista que foi ter o reconhecimento da profissão, e que as mulheres do campo têm mais dificuldades, inclusive de acesso, do que as trabalhadoras da cidade. Já Abgail Pereira disse que “A luta pela redução da jornada vai beneficiar principalmente as mulheres que trabalham em média 16 horas por dia, e que são as mais acometidas de doenças profissionais, fruto da dupla jornada”.


 


Ela lembrou também que as mulheres são as que mais sofrem com o desemprego e com os baixos salários, embora tenham mais escolaridade. “Lutamos pelo reconhecimento de que os direitos das mulheres sejam direitos humanos”, concluiu Abgail.   


 


Os números demonstram a diversidade da central. Foram 284 delegados representando 92 entidades, de 68 municípios. E esta representatividade  ficou demonstrada na direção eleita, em chapa única, e empossada no final do encontro.


 


Veja abaixo a direção Executiva:


 


Presidente – Guiomar Vidor (Fecosul)
Vice-presidente – Sérgio de Miranda (Fetag)
Vice-presidente – Jaqueline Dienstmann (Sapateiros de Campo Bom)
Secretário –geral – Henrique Fermiano (Federação do Asseio)
Secretário de Finanças – Júlio Luz (Federação dos Sapateiros)
Secretária de formação, Cultura, Esporte e Lazer – Eremi Melo (Metalúrgicos Caxias do Sul)
Secretaria de Imprensa e Comunicação – Pedro Pozenato (Federação dos Metalúrgicos)
Secretaria da Mulher – Lerida Pivoto Pavanello (Fetag)
Secretaria de Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho – Colmar Rodrigues ( Sindicato Rodoviários Pelotas)
Secretaria de Políticas Agrícolas e Agrária – Itálico Cielo (Sind. Trab. Rurais de Tuparandi)
Secretaria de Políticas Sociais – Almeri Finger de Castro (Sind. Comerciários de Lagoa Vermelha)


 


E os diretores efetivos:


 


Elton Weber (Fetag)
José Francisco Providel (Seaacom)
João Carlos Gonzáles (Sind. Comerciário Livramento/Fecosul)
Joseane Cristina Einloft (Sind. Rural de Candelária)
Rogério Santos da Costa (Sind. Rodoviários Santa Maria)
Luiz Afonso Medeiros (Professores RS)
André Luiz Silva Pinto (Portuários)
Maria Elizabete da Silva (Federação do Asseio)
Daniel Alvarenga (Sintecom – Rio Grande)
Marco Antônio Zago Gomes (Sind. Químicos Estância e Região)


 


Conselho Fiscal:


 


Américo Fabrício Pereira (Sind. Comerciários São Luiz Gonzaga/Fecosul)
José Luiz Gomes Vieira (Sind. Alimentação Porto Alegre)
Avelino perguer (Sind. Rural Guaporé)
Flávia Moura dos Santos (Sindesc/RS)
Carmem Regina Abraão (Semapi/RS)
Aclenei Romero de Jesus (SindiPPD)


 


Fonte: Vermelho-RS